21/10/2014 - 21° Encontro Regional da Abrasel

 

 

 

 

Durante três dias, Goiânia sediará o 21º Encontro Regional ABRASEL – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes. O evento será realizado entre os dias 11 a 13 de Novembro de 2014, no Castro’s Park Hotel.

O Encontro Regional ABRASEL Goiás reunirá nomes importantes do setor de alimentação fora do lar em debates acerca do entendimento da cadeia produtiva no processo de uma gestão eficaz que possa garantir a sustentabilidade do negócio.

Com o tema: DO MERCADO AO MERCADO – semeando tendências, colhendo resultados; a proposta do encontro é justamente o de reafirmar os valores e princípios básicos que compreendem os processos e técnicas de produção, beneficiamento, transporte, acondicionamento, manuseio, preparo e apresentação dos alimentos e bebidas servidos diariamente nas centenas de milhares de estabelecimentos existentes no país.

O acompanhamento deste processo e a identificação dos melhores produtos, desde sua origem até o consumo, compreendem, atualmente, fatores imprescindíveis para o controle de estoques e a elaboração de novidades gastronômicas de sucesso que influenciam diretamente na eficiência da gestão de bares e restaurantes.

A apresentação de tendências e de estilos de vida exclusivos e cosmopolitas, bem como de novos modelos de gestão empresarial e de relacionamento com colaboradores também serão temas abordados e apresentados em palestras, debates e seminários que, certamente, serão compartilhados pelo público presente.

Aos amigos “abraselinos”, a Abrasel Goiás também reservou uma deliciosa surpresa que vai além dos dias de Encontro na fantástica cidade de Goiânia. Todos estão convidados para esticar por mais dos dias sua estadia no estado para conhecer e se encantar com as águas termais no complexo do Rio Quente Resorts. Uma oportunidade imperdível que a Abrasel Goiás conseguiu promover com valores acessíveis e exclusivos para que todos da família Abrasel possam aproveitar ainda mais este momento de celebração da amizade e da união desta entidade.

Abrasel, consolidando parcerias de sucesso.

Em um rápido levantamento realizado na cidade de Goiânia, a respeito de eventos associados ao segmento que seriam realizados no segundo semestre deste ano, percebeu-se que muitos estavam sendo programados e aconteceriam de forma isolada. Tal fato motivou a entidade, em parceria com o Goiânia Convention & Visitors Bureau, a promover uma integração entre os realizadores dos mesmos e chegou-se à formatação de uma proposta maior, inovadora em seu modelo, e que desse relevância para todos e resgatasse a cultura regional através da valorização da culinária e da gastronomia goianas.

A partir disso, pensou-se o: COZINHA GOIÁS – tudo de melhor, junto e misturado. Uma forma de se reunir o melhor da cultura goiana em uma semana utilizando-se da gastronomia como “isca” para capturar a sociedade dispersa e conduzi-la a um ambiente único, exclusivamente voltado para a interação de pessoas e do conhecimento.

O evento consolidou-se como uma parceria das entidades: Abrasel, Associação Goiana de Profissionais e Estudantes de Cozinha (AGPEC); Goiânia Convention & Visitors Bureau; Instituto Federal de Goiás (IFG) – Campus Goiânia; e Goiás Turismo – Agência Goiana de Turismo, que pretendem realizar o maior evento gastronômico do país, sensibilizando e impactando os empresários do setor de alimentação fora do lar em geral; formadores de opinião, jornalistas, multiplicadores, autoridades, além das demais empresas relacionadas aos setores de alimentação fora do lar, gastronomia, hotelaria e turismo.

A atuação destas entidades, sempre de forma articulada com os setores público e privado, foi determinante para a realização de inúmeros eventos na cidade de Goiânia, gerando milhões de reais em receita e significando outros milhões em impostos. Assim, os entes públicos e privados, aqui representados, entendem como prioridade para o desenvolvimento econômico da cidade, a realização de ações e articulações com vistas à qualificação e ampliação da oferta de equipamentos, de serviços e produtos, de negócios e eventos; e compreendem a necessidade de diversificação da oferta, como fator fundamental para o incremento do turismo de negócios, aumentando a taxa de ocupação hoteleira e, consequentemente, promovendo a sustentabilidades econômica e financeira de toda a cadeia produtiva, como a realização de festivais gastronômicos.

Assim, foi idealizado o “Cozinha Goiás, tudo de melhor, junto e misturado”; a maior festa gastronômica do Brasil acontecendo ao longo de uma semana na cidade de Goiânia e reunindo eventos como: o 21º Encontro Abrasel; o lançamento do Festival Bar em Bar; o Festival Nossa Pitada e o Nossa Pitada na Rua – feira de Chefs, da AGPEC; a Semana de Gastronomia do Instituto Federal de Goiás, Campus Goiânia; o Vinum Brasilis Goiás; e o Festival Gastronômico Goiânia, da Goiás Turismo, culminando no fim do Circuito Gastronômico Goiás.

Atividades

Os eventos ocorrerão ao longo de uma semana, de 10 a 16 de novembro deste ano e serão distribuídos em 2 locais, praticamente; ficando assim localizadas:

– Reuniões do Conselho da Abrasel: Castro’s Park Hotel (hotel oficial da Abrasel), nos dias 12 e 13 de novembro, de acordo com os horários definidos pela executiva nacional;

– As demais atividades, como: palestras, cursos, seminários, debates, cozinhas show e feira de chefs; serão realizadas na sede do Instituto Federal de Goiás – Campus Goiânia e distribuídas ao longo dos dias 11 e 16 de novembro, conforme cronograma apresentado.

Vários chefs de renome nacional já confirmaram presença no evento e lá serão realizadas palestras, cursos, oficinas, tachadas e cozinhas show ao vivo para todos aqueles amantes da arte de se fazer e descobrir sabores.

Venha conhecer e se encantar com os sabores de Goiás!