06/05/2016 - Sessão especial celebra o Dia Estadual da Gastronomia ?Goiana?

Nesta sexta – feira (06.05) aconteceu na Assembleia Legislativa de Goiás, sessão solene que homenageou personalidades goianas ligadas à gastronomia e celebrou a criação do  Dia Estadual da Gastronomia do Estado de Goiás


Pioneiros e incentivadores da gastronomia de Goiás foram homenageados na manhã desta sexta – feira (06.05), em sessão especial na Assembleia Legislativa de Goiás. O evento foi uma iniciativa do Deputado Estadual Francisco de Oliveira, que é autor de projeto, que instituiu o "Dia Estadual da Gastronomia Goiana", a ser celebrado, anualmente, no dia 10 de maio. A comemoração nesta data foi escolhida a partir do fato do mês ter outras comemorações ligadas a gastronomia, como o dia Nacional do Chefe de Cozinha em 13 de maio e o dia do Gastrônomo em 10 de maio.

 

 

?              ?
Compôs a mesa diretiva do evento, no exercício da presidência, o Deputado Francisco de Oliveira, o presidente da Agência Estadual de Turismo, Leandro Marcel Garcia Gomes, o deputado federal Giuseppe Vecci, o reitor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, professor Wolmir Amado e professora Marcília Helena Romano Campos. Foram homenageados com a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira: a chef de cozinha Emiliana de Azambuja Melo, o empresário Ian Crispim Baiocchi de Paula, a professora Marlene Gomes de Velasco e o empresário e Conselheiro da Abrasel Nacional, Newton Emerson Pereira.

 

 

?                  ?
O deputado Francisco Oliveira destacou a relevância da culinária local e agradeceu a presença de todos que prestigiam o evento..“A arte de cozinhar é uma das expressões mais bonitas de externar sentimentos.Não são todos que conseguem preparar um prato com excelência e qualidade. Criar novas receitas faz parte da vida do gastrônomo e aproveitar bem os alimentos que a natureza nos proporciona é desafiador e revela a capacidade de cada chef em elaborar pratos que demonstram seu dom”. Aproveitou o momento para parabenizar a todos os homenageados pelo os seus talento, desempenho na profissão e pela criatividade na elaboração de pratos típicos goianos com ingredientes oriundos do Cerrado. “Para mim, é uma grande honra homenagear vocês chefs de cozinha, gastronômos, representantes das associações, empresários, e todos os líderes que incentivam e apoiam iniciativas de valorização da culinária goiana”, encerrou o parlamentar.

 

 

?                O deputado Federal Guiseppe ?
Vecci estendeu as homenagens a todos os presentes e demais da sociedade goiana, as universidades, escolas de gastronomia, cozinheiras do lar e enalteceu ainda os festivais gastronômicos que se tornaram referência para algumas cidades do Estado.
? ?
“Cada vez mais temos uma identidade gastronômica para nosso Estado e que essa identidade dê aos chefs, restaurantes, oportunidade de almejar mais ganhos do ponto de vista social econômico e cultural. Parabéns a todos que lidam com a economia. Parabéns pelo dia 10 de maio, Dia da Gastronomia Goiana”, concluiu. 
?           O Presidente da Abrasel Goiás, Fernando de Oliveira destacou a necessidade de ?
melhore
?s?
condições de trabalho das empresas voltadas ao ramo da culinária. “Quero pedir para que os parlamentares tenham atenção para a área gastronômica no Estado e criem leis que fomentem e incentivem este segmento, para que as pessoas que trabalham nesta área continuem na luta pela conquista dos seus sonhos”.
Para o presidente da
?entidade?
, o dia de hoje é memorável. “É com muito prazer que temos essas pessoas homenageadas hoje, pessoas que trabalham com a gastronomia fora do lar. A atividade nunca cresceu tanto nos últimos dez anos em Goiás. A alimentação faz parte de nossas vidas em tudo” assegurou.
?

?
?
Na oportunidade foram entregues a
?s?
Medalha
?s?
do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira
?, ?
maior honraria do Poder Legislativo goiano e é entregue a personalidades que, através dos relevantes serviços prestados, contribuem para o crescimento e desenvolvimento do Estado.
?O conselheiro da Abrasel Nacional, Newton Pereira foi homenageado, devido ao seu importante trabalho à frente das entidades; Abrasel e Goiânia Convetion e Visitors Bureau.

 

 

?
Agraciados com a medalha Pedro Ludovico Teixeira:

 


Emiliana de Azambuja Melo

Marlene Gomes de Vellasco

Telma Lopes Machado

Ian Crispim Baiocchi de Paula

Newton Emerson Pereira.



Na ocasião também foram entregues o Diploma de Honra ao Mérito para 39 personalidades ligadas ao ramo gastronômico de Goiás.


?Associados Abrasel ?
Agraciados com Diploma de Honra ao Mérito:

 


Fernando de Oliveira Jorge -?P?residente  Abrasel Goiás?

Edi Martinho de Cesaro - empresário – Pycanha Na Tábua.

Eliete Silva De Oliveira Aquino - Rede Panelinha

Francisco Chagas de Almeida – Buteko Chaguinha

Jefferson Pereira Monteiro Rocha - P Di Pizza

Joana Dark de Alcantara Abrão - chef de cozinha, empresária e proprietária do Restaurante Árabe

José Roberto de Athayde Filho - Della Panificadora

Luiz Otávio Vargas Dumont  - proprietário do Kanpai e Tao

Marcelo Marquez Batista - empresário e proprietário do Piquiras

Mateus Suassuna Martins Costa - chefe de cozinha

 

Representado os homenageados, o empresário e chef Ian Crispim Baiocchi Baiocchi pontuou a sua trajetória e o potencial e crescimento do setor de gastronomia da capital. O chef falou de facilidades como as novas tecnologias, melhor acesso às passagens aéreas que impulsionaram o mercado gastronômico. “Falar sobre comida é falar sobre vida, princípios, conquistas e lutas. A comida está em todos os lugares, a gastronomia proporciona encontros, surpresas”.