26/12/12 - Férias: restaurantes têm cardápio especial e equipe maior

 

Final de ano é o período de maior movimentação em restaurantes, padarias e docerias. Muitos estabelecimentos oferecem ceias completas para o natal e precisam contratar funcionários temporários notícia 0 comentários Enviar por e-mail Imprimir Aumentar texto Diminuir texto Corrigir TATIANA FORTES Ma Douce: a doceria também se preparou para o fim de ano. Mais funcionários e tortas especiais para dar conta da demandas.

Dezembro é o mês de maior movimento nos restaurantes, segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). O grande fluxo de turistas e as comemorações de fim de ano são os principais motivos para esse aumento. Para ajudar a suprir a demanda, os estabelecimentos contratam novos funcionários.

No Mucuripe Grill, por exemplo, o movimento deste fim de ano está 40% maior em relação ao mesmo período de 2011. Para ajudar no serviço, a equipe de funcionários aumentou cerca de 20%. O restaurante criou um cardápio especial para este natal, com pratos à base de frutos do mar e diversas opções de saladas e sobremesas – sem deixar de fora o tradicional peru.

João do Bacalhau e Marisqueira são outros dois restaurantes que oferecem ceia natalina aos clientes. O casal de proprietários, João e Patrícia Oliveira, também precisaram contratar novos funcionários para ajudar neste período: quatro cozinheiros e seis garçons no total. Segundo Patrícia, todo ano há uma “boa porcentagem” de aumento na clientela em relação ao ano anterior.

A expectativa de Ivan Assunção, presidente da Abrasel-CE, é de que o movimento neste ano seja maior do que em 2011, pois tanto o natal como o ano novo cairão numa segunda-feira. “É como se a gente tivesse ganho um final de semana a mais. Vai virar outro dia de pico para a gente”, explica.

Padarias

As padarias também têm grande demanda no fim do ano. Marilene Ribeiro, gerente do Empório Delitalia, mal pôde responder às perguntas do O POVO, porque estava ocupada em meio aos clientes. “Contratamos em torno de 20 a 30 funcionários a mais para este fim de ano”. A padaria oferece ao cliente a encomenda de pratos típicos do natal, como peru e chester. O Delitalia, porém, já encerrou as encomendas desses assados e, até o dia 24 de dezembro, só aceitará pedidos de salgados.

Doceria

Inaugurada neste ano, a Ma Douce viu o movimento crescer mais de 100% neste mês, dizem proprietárias, as irmãs Kayse e Kelry Silva Guedes. “A gente está com tanta encomenda que nem estamos mais recebendo.”

Foi preciso contratar duas pessoas a mais, além dos quatro funcionários fixos, para ajudar na produção. A loja, que não costuma funcionar aos domingos, abriu uma exceção nos dois últimos fins de semana para atender à demanda.

Além de tortas para a ceia de natal, a preferência dos clientes são os cupcakes com embalagens personalizadas. As irmãs ainda não calcularam a porcentagem de vendas.

ENTENDA A NOTÍCIA

Final de ano é um período de grande movimentação em restaurantes, padarias e docerias. A maioria dos estabelecimentos precisa contratar novos funcionários para ajudar a suprir a demanda.

Fonte: http://www.opovo.com.br/app/opovo/economia/2012/12/24/noticiasjornaleconomia,2977177/restaurantes-tem-cardapio-especial-e-equipe-maior.shtml

 

(O Povo Online-BR - 24/12/2012 - WEB)