20/03/12 - Japão vai candidatar gastronomia a Patrimônio da Humanidade

O Japão decidiu na passada sexta-feira, apresentar uma candidatura à UNESCO para ver a sua gastronomia reconhecida como Património Cultural Imaterial da Humanidade.

De acordo com a imprensa internacional, a candidatura japonesa deverá destacar o carácter único da gastronomia nipónica, bem como a sua importante função social, uma vez que, alegam as autoridade japonesas, a gastronomia do país reforça os laços familiares e incute na população o respeito pelo meio ambiente.

Por outro lado, o Japão pretende também que a candidatura da sua gastronomia a Património da Humanidade seja vista como um símbolo da recuperação do país, que no ano passado foi devastado por um forte sismo, seguido de um violente tsunami.

O resultado da candidatura deverá ser conhecido em 2013 e, caso seja aprovada, vai elevar a gastronomia japonesa a Património Cultural Imaterial da Humanidade, um título que, até agora, foi apenas atribuído à culinária francesa, mediterrânica, mexicana e turca.

A gastronomia japonesa já recebeu diversos reconhecimentos internacionais e Tóquio é cada vez mais apontada como a capital gastronómica do mundo por publicações como o prestigiado guia Michelin.

O Japão conta actualmente com 20 manifestações culturais incluídas na lista de Património Imaterial da Humanidade, como é o caso das artes cénicas Kabuki e o Noh.

 

Fonte: Turisver