17/01/2013 McDonald's lança McBaguette na França e chef estrelado aprova novidade

O McDonald's incluiu um sanduíche feito com baguete em seu cardápio na França, como forma de atrair o paladar local - e ganhou a aprovação de um veterano chef francês.

'Estou adorando', disse Pierre Koffmann depois de experimentar um McBaguette na lanchonete da rua Rivoli, em Paris, para a Bloomberg Television. 'Se eu estivesse caminhando e sentisse fome, compraria com prazer', disse o chef, que recebeu três estrelas do Guia Michelan no restaurante La Tante Claire, em Londres, na década de 1990. 'O acompanhamento é bom. Tem bastante salada e outras coisas. O pão não é uma baguete pura porque é menor, mas é um bom pão. Não fiquei desapontado.'

O esforço do McDonald's para atender às nuances locais coincide com a queda da economia na França e a taxa de desemprego mais alta dos últimos 13 anos, que está levando mais franceses a abrir mão de seu orgulho culinário e aderir às ofertas de fast food.

A França é o mercado mais lucrativo do McDonald's depois dos Estados Unidos, com 1.228 unidades em 934 cidades, 4,2 bilhões de euros em vendas em 2011 e 66 mil empregados. 'Estamos em busca de um equilíbrio entre nosso DNA, nossas raízes, e pontos de referência locais', disse Nawfal Trabelsi, chefe do departamento de marketing do McDonald's na França.

O McBaguette leva presunto, queijo e batata, coberto com verduras e maionese. Custa 4,5 euros, com uma bebida incluída. Também há uma opção com frango e pimentão e uma de carne apimentada. Testado no ano passado, o sanduíche integra o novo cardápio 'Casse-Croute' - expressão francesa que se refere a comer um sanduíche na hora do almoço.

Koffmann preferiu o sanduíche do McDonald's à baguete da padaria local. 'O acompanhamento é melhor', disse. 'O outro [da padaria] tem uma aparência melhor, com um pão de boa qualidade, mas o do McDonald's tem muito mais acompanhamento. E é quente. Pão sempre é melhor quente.'

Mas nem todo mundo é fã do McBaguette. Lionel Picot, da Boulangerie Julien, que venceu o concurso de 'Melhor Baguete de Paris', disse que a rede americana de fast food está desvirtuando a culinária tradicional da França. 'Uma baguete é longa, não é isso', disse Picot sobre o pão. 'Isso deveria ser proibido. É inaceitável que eles tenham permissão para usar a palavra baguete.'

Picot está entre aqueles que no passado reclamaram sobre a expansão do McDonald's na França. O fazendeiro Jose Bove, um ativista que concorreu à presidência em 2007, acusou a rede de servir 'junk food'.

'Nós tentamos manter o lado artesanal e essas pessoas usam tudo sem perguntar nada a ninguém', disse Picot. 'Eles provavelmente nos processariam se usássemos qualquer coisa deles, mas nós os deixamos fazer o que bem quiserem aqui.'

O McDonald's vê a medida como uma tentativa de ser mais local. 'À medida que a empresa cresce em um país, espera-se que ela comece a sugerir algo que prove a relevância local', disse Trabelsi. 'Estamos nesse caminho há dez anos, mudando a decoração, adaptando as opções, e a baguete vem como um símbolo da cultura francesa, na hora certa.'

Koffmann concorda. 'Se eu for ao McDonald's, eu sei o que vou encontrar. Hoje, amanhã e depois de amanhã, será sempre a mesma coisa. Se você vai a uma padaria fantástica, essa seria minha primeira opção, claro. Mas há um monte de padarias ruins, também', disse o chef, que atualmente trabalha no restaurante que leva seu nome no Berkeley Hotel, em Londres.

 

Fonte: g1.globo.com

Data: 16/01/2013