18/02/13 TV da Noruega acha mais bactéria na mesa que no banheiro de McDonald's

O programa de TV norueguês "TV2 graus helper" (TV2 ajuda), transmitido na quinta-feira (7), e reproduzido no site da emissora nesta sexta, visitou cinco lanchonetes do McDonald's em Oslo e chegou à conclusão de que as mesas tinham quantidades de micro-organismos muito superiores ao nível recomendado e maiores do que o medido nos banheiros das lojas.

A presença de bactérias ocorre devido a procedimentos de limpeza inadequados, segundo Lena Furuberg, especialista em questões de higiene do Instituto Norueguês de Tecnologia, que participou no programa de defesa do consumidor do canal TV2.

"Parece que eles usam um único pano, e o que fazem de fato é espalhar as bactérias de uma mesa para outra", explicou Furuberg à agência AFP.

Os testes, realizados por bioluminescência, no entanto, não revelam nada sobre a natureza das bactérias ou a sua periculosidade potencial. Além disso, só foram analisados restaurantes da rede McDonald's, sem comparação com outros restaurantes.

"Os micro-organismos estão em toda parte, mas, neste caso, as quantidades encontradas são muito superiores do que o aceitável em um lugar como este", acrescentou Furuberg.

A porta-voz da cadeia de fast food na Noruega, Margaret Brusletto, expressou "surpresa" ao ser informada dos resultados da investigação. "Nós não estamos satisfeitos, isto absolutamente não é bom", declarou à agência AFP.

Após essas revelações, o McDonald's anunciou a aceleração da implementação de um programa de limpeza em seus estabelecimentos, segundo a AFP.

Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2013/02/tv-da-noruega-acha-mais-bacteria-na-mesa-que-no-banheiro-de-mcdonalds.html

Em 18/02/13