22/03/12 - Distrito de Braga vai ter Escola de Gastronomia única no país

 

localidade de Vila Verde, no distrito de Braga, vai passar a contar com uma Escola de Gastronomia única no país, um projecto que deve ser uma realidade ainda este ano, esperando-se que a escola possa arrancar com as formações já nos meses de Setembro ou Outubro.

Fruto de uma parceria entre a Câmara Municipal de Vila Verde, a Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV), que é a principal promotora do projecto, e outras entidades públicas e privadas, a futura Escola de Gastronomia de Vila Verde vai funcionar nas instalações da antiga escolha primária do concelho, tendo a doação do edifício à EPAVT sido já aprovada pela autarquia.

“A futura escola terá uma série de promotores e de parcerias, uma das quais com o Centro de Gastronomia de San Sebastian. Pode-se dizer que o projecto já passou a fase do embrião”, disse à Lusa Paula Fernandes, directora da EPAVT, acrescentando que o projecto tem já alguns chefs envolvidos, pelo que em Setembro ou Outubro deverá ser possível iniciar as pós-graduações e ‘masters’.

“As licenciaturas terão de esperar, porque ainda há pela frente todo um processo burocrático, que só culminará com a aprovação por parte do Ministério da Educação”, explicou a responsável.

A EPATV ministra vários cursos ligados à gastronomia, como Técnico de Restauração, Técnico de Processamento e Controle da Qualidade Alimentar, Empregado de Mesa e de Bar ou Pasteleiro/Padeiro.

Para o presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, António Vilela, a cedência do edifício constitui um passo importante para o objectivo de colocar o concelho na esfera do ensino superior, destacando também o facto de a aposta surgir numa altura em que o produto gastronomia e vinhos é apontado como estratégico para o turismo nacional, contando com um forte potencial de crescimento em todo o mundo.

 

Fonte: TopClip - Turisver