22/02/13 Programa vai estruturar Vias Gastronômicas em Florianópolis

Uma parceria da ACIF, Abrasel-SC e Sebrae-SC pretende consolidar Florianópolis como polo gastronômico nacional, com opções de qualidade para moradores e turistas em diferentes regiões da cidade.

 

Na próxima terça-feira (26), as entidades lançam um programa para criação, estruturação e qualificação de Vias Gastronômicas na Capital, mirando o exemplo do bairro Santa Felicidade, em Curitiba, já reconhecido como rota da boa cozinha. O lançamento do projeto, que terá a Via de Coqueiros como modelo ponto de partida, será no Ágapes Buffet, em Coqueiros, às 10h.

“É mais um produto turístico para a cidade, que vai atrair público o ano inteiro, movimentando a economia local. Os espaços serão pensados de forma conjunta e integrados com as belezas e a vocação de cada região. As ações serão voltadas para a excelência dos serviços e para destacar cada Via como rota de entretenimento e cultura”, explica o presidente da ACIF, Doreni Caramori Jr.

O programa vai oferecer ferramentas para o aprimoramento da gestão, ampliando o número de estabelecimentos capazes de oferecer produtos e atendimento de qualidade; para a criação de identidade visual e estratégias de marketing conjuntas; melhoras na infraestrutura; acesso a mercado entre outras, seguindo a metodologia de núcleos setoriais da ACIF, por meio do Programa Empreender, do Sebrae. A Abrasel vai oferecer consultorias e capacitação para empresários, voltados especificamente para o setor.

Pelo programa, as Vias serão divididas em três categorias: a de nível 3, caso da Via Gastronômica de Coqueiros, é a mais avançada e, com as melhorias propostas pelas entidades, seria considerada exemplo de benchmarking para o setor. A Via de nível 2 é semiestruturada, como a Via Gastronômica dos Ingleses e Cachoeira do Bom Jesus; e as de nível 1 são as que estão em estágio bem inicial, de formatação e captação de participantes, como a do Ribeirão da Ilha e a de Sambaqui, e as que ainda estão sendo prospectadas como Santo Antônio de Lisboa e Lagoa da Conceição. Conforme forem progredindo dentro do programa, as Vias vão ‘subindo’ de categoria.

Fonte: http://www.portaldailha.com.br/noticias/lernoticia.php?titulo=programa_vai_estruturar_vias_gastronomicas_em_florianopolis&id=16515

Em: 22/02/2013