19/03/13 Comida di Buteco e Senac promovem qualificação do segmento alimentar

De acordo com a Abrasel existem 1.812 bares e similares em Manaus – foto: Giovanna Consentini

De acordo com a Abrasel existem 1.812 bares e similares em Manaus

Evidenciar a cozinha de raiz brasileira, promover a disputa gastronômica saudável e permitir que donos e funcionários de botecos possam se qualificar e reciclar os conhecimentos que possuem são algumas das diretrizes do Comida di Buteco 2013.

O maior concurso de cozinha de raiz do país, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-AM), está oferecendo cursos gratuitos de higiene e manipulação de alimentos; drinques e coquetéis; etiqueta à mesa; excelência no atendimento ao público, entre outros.
De acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Amazonas (Abrasel), existem 4.432 restaurantes e similares em Manaus. Já o segmento de bares e outros estabelecimentos especializados em bebidas representam um universo de 1.812 empresas na capital.

Ainda conforme os dados da entidade, juntos os dois segmentos do ramo alimentar são os que mais empregam no trade turístico no Amazonas. “A qualificação, portanto, é uma grande oportunidade para a mão de obra desses setores”, informa a Abrasel por meio de assessoria.

Os cursos são direcionados aos proprietários e funcionários dos 19 botecos que este ano concorrem ao ‘Comida di Buteco’, permitindo que os profissionais atuantes renovem os conhecimentos, troquem experiências com outros participantes do concurso e aprendam novas técnicas que resultem no bom atendimento ao cliente.

De acordo com o proprietário de bar, Mário Medeiros, um dos diferenciais do concurso é que ele não visa apenas a disputa pela disputa, mas permite aumento da qualificação.

“Participei pela primeira vez do concurso no ano passado e inscrevi apenas uma pessoa no curso de qualificação, o que foi um erro, tendo em vista a qualidade da aprendizagem proporcionada por essa parceria entre o Comida di Buteco e o Senac. Este ano inscrevi mais funcionários, quero que meus clientes tenham mais opções de bebidas e petiscos, bem como melhor qualidade no atendimento”, disse.

A edição 2013 do Comida di Buteco irá ocorrer de 12 de abril a 05 de maio e contará com a participação de 19 bares, que desenvolveram petiscos à base de macaxeira e linguiça, dois ingredientes bastante comuns e apreciados na culinária brasileira e amazonense.
Fonte: http://www.emtempo.com.br/
Em 19/03/2013