02/04/2013 Aprenda como fazer 'Pirarucu ao molho de maracujá com bacon'

"Receita fácil, rápida e deliciosa", afirma dona de psicultura.
Cozinheira diz que prato fica melhor se o peixe for jovem, com até 15 meses.

A médica Luiza Helena Bastos Nedel, ensina a preparar "Pirarucu ao molho de maracujá com bacon", no Jornal do Campo deste domingo (31). Ela e a irmã, Ana Cristina Bastos Araújo, são donas de uma criação de pirarucu em cativeiro, em São Luis de Montes Belos, a 120 km de Goiânia.

O segredo da receita, segundo Luiza Helena, é usar bastante azeite na fase final de preparação do prato. Ela comenta ainda que comprar um peixe jovem, com cerca de 15 meses, faz toda a diferença no resultado final, pois a carne é muito mais macia.

Ingredientes:
- 1,5kg de filé de pirarucu
- 500 ml de leite
- 3 pimentas de cheiro
- 1 colher de sopa de orégano
- 2 colheres de pimenta rosa
- 2 colheres de pimenta biquinho
- 2 maracujás (suco)
- 200 gr de bacon em tiras
- limão a gosto
- alho a gosto
- alecrim a gosto
- sal a gosto
- azeite a gosto

Modo de preparo:
O primeiro passo é marinar o peixe, deixando-o descansar na mistura de limão, cebola, alho e nós moscada por meia hora. Nesse período, mexa o filé por algumas vezes para que o tempero penetre bem. Depois, forre o fundo de uma travessa com as pimentas, orégano, alecrim e azeite. Coloque o peixe e acrescente o suco de maracujá sobre o filé e, por cima, o bacon. Uma dica da cozinheira é por bastante azeite ao final. Cubra a travessa com papel alumínio e leve ao forno a 180º. O prato fica pronto em 30 minutos.

 

Data: 31/03/2013

Fonte: g1.globo.com