03/04/2013 1ª edição no Brasil, a Food Hospitality World é realizada com sucesso em São Paulo

O Transamérica Expo Center, em São Paulo, recebeu nos dias 25, 26 e 27 de março, a primeira edição da Food Hospitality World – Feira Profissional de Alimentação e Hospitalidade, evento voltado a dois grandes setores, hotelaria e gastronomia. Em três dias, cerca de 3,5 mil visitantes passaram por 80 estandes expostos numa área de 8 mil m2. Voltada ao B2B, a Food Hospitality World é a junção de duas tradicionais feiras italianas, a Tuttofood – Feira de Alimentação, Confeitaria, Produtos Biológicos, Bebidas e Produtos de Marca e a Host – Feira Internacional da Indústria Hoteleira Profissional.


O evento contou com a participação de expositores italianos e brasileiros e  representantes, além de autoridades políticas, comerciais e institucionais, em sua abertura.

Na cerimônia de inauguração, o diretor do Grupo Cipa Fiera Milano, José Roberto Sevieri, destacou a importância dos dois segmentos para a economia do Brasil, levando em consideração a proximidade de grandes eventos, que acontecerão em breve no País. “O Brasil recebe muito bem os produtos italianos. Queremos cada vez mais parceiros e maior envolvimento comercial com a Itália”.

Estiveram presentes, o presidente da Associação Italiana de Distribuição de Máquinas Automáticas (Confida), Lucio Pinetti; a diretora de Marketing e Export Manager da Associação Italiana de Produtores de Massas e Doces (AIDEPI), Monica Mastrofrancesco; o diretor administrativo e financeiro do Grupo Cipa Fiera Milano, Lorenzo Cerioni; a coordenadora da Food Hospitality World, Laura Tagliabue; o presidente da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura, Edoardo Pollastri; o country manager Brasil do Grupo Fiera Milano, Graziano Messana; o diretor da Agência de Internacionalização das Empresas Italianas (ICE), Giovanni Sacchi; Cláudio Aureliano Moreira, representando o deputado estadual Antonio de Sousa Ramalho, o diretor de marketing e vendas do Grupo Fiera Milano, Felice Invernizzi; o presidente do Sindal, João Carlos Rodrigues Peres; o cônsul geral da Itália Mauro Marsili, o presidente da Associação Brasileira dos Compradores para Hotéis e Restaurantes (Abracohr), Antônio Xavier, o secretário geral da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura, Francesco Paterno, Enrico Fermi, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH- Nacional), entidade organizadora do Conotel; deputada estadual Célia Leão;  presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio; presidente da Associação Brasileira de Resorts, Dilson Jatahy Fonseca Jr; Roberto Rotter, presidente do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil; Alexandre Zubaran, ex-presidente da Associação Brasileira de Resorts (Resorts Brasil); Durval Ribas Filho, presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), Roberto Silva Santos, gerente de articulação nacional da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT); Bruno Omori, presidente da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira de São Paulo (ABIH/SP) e; Vinicius Lummertz, secretário Nacional de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo, representando o ministro Gastão Vieira; e Orlando de Souza, diretor de Marketing da TUR.SP, representando o secretário estadual de Turismo Cláudio Valverde.

A feira apresentou novidades e tendências no setor hoteleiro e gastronômico e trouxe ao Brasil novas oportunidades de negócios


Uma variedade de produtos e serviços foi apresentada pelos expositores, direcionada aos proprietários de hotéis, bares, restaurantes, distribuidores de food service, franquias de alimentação e importadores. Destaques para os vinhos, massas, queijos, molhos de tomates, conservas típicas, azeitonas, alimentos orgânicos, azeites de oliva, vinagre balsâmico, pães e produtos de salumeria.

Grande variedade de novos produtos para o mercado gastronômico e hoteleiro também chamaram atenção dos participantes da Food Hospitality World Brasil.

A feira também contou com espaços de capacitação e atualização profissional e eventos simultâneos, como 55º Conotel – Congresso Nacional de Hotéis, em parceria com a ABIH, palestras Food Tec, com os principais speakers do mercado e Congresso TecSono.

Bastante elogiados pelo público, a Arena Gastronômica, com apresentações diárias de importantes chefs de cozinha, os Campeonatos Brasileiros de Baristas, organizados pela Associação Brasileira de Café e Barista e o Espaço Itália Gastronômico, com a programação de degustações comandadas pelo chef Mario Tacconi, que preparou pratos com produtos típicos na Cozinha Show.

A próxima edição da Food Hospitality World Brasil já tem data marcada: de 9 a 11 de abril de 2014. José Roberto Sevieri já adianta algumas novidades para próxima edição: Campeonato de Caipirinhas e novos e variados cursos.

“A Feira, é considerada uma plataforma selecionada para as empresas italianas que querem entrar no mercado de alimentos e hospitalidade no Brasil, afirma Felice Invernizzi, diretor de marketing e vendas do Grupo Fiera Milano”.

“A Food Hospitality World Brasil é uma porta de entrada no mundo internacional dos negócios e uma plataforma de visibilidade. Tivemos uma primeira edição com um público 20% acima do esperado. O público veio fazer negócios e o objetivo tanto do visitante quanto do expositor, foi atendido”, finaliza Sevieri.