29/03/12 - Gastronomia Responsável no Gastronomix

Chefs do evento seguirão os princípios do movimento criado pela Fundação Grupo Boticário para aliar conservação da natureza e boa gastronomia.

 

Pelo segundo ano consecutivo, o movimento Gastronomia Responsável, idealizado pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, estará presente no Gastronomix. Os chefs do evento gastronômico do Festival de Curitiba servirão pratos responsáveis que seguem os quatro princípios do movimento: uso de ingredientes orgânicos, não-utilização de espécies ameaçadas de extinção, uso de produtos de fornecedores locais para evitar emissão de gás carbônico no transporte, e utilização integral de alimentos para evitar o desperdício.

 

 

“O Gastronomix será uma demonstração clara de como a alimentação pode ser ao mesmo tempo gostosa, de qualidade e ambientalmente responsável”, diz Celso Freire, curador do Gastronomix e do movimento Gastronomia Responsável.

 

“Neste segundo ano da parceria entre Gastronomix e Gastronomia Responsável, queremos atrair a família”, explica a diretora executiva da Fundação Grupo Boticário, Malu Nunes. A instituição terá um estande no evento e, neste espaço, serão realizadas atividades que mostrarão de forma lúdica os princípios do movimento para as crianças e seus familiares.

 

Para a diretora executiva da Fundação Grupo Boticário, esse tipo de evento é essencial para a divulgação e propagação do movimento. “Já estamos com 33 restaurantes participando do Gastronomia Responsável em Curitiba e queremos ampliar cada vez mais o movimento, inclusive com a toda a comunidade colocando em prática os princípios. Dessa forma, teremos uma alimentação mais responsável que ajuda a conservar a natureza”, ressalta.

 

Quem quiser participar ativamente do movimento, pode acessar o site www.gastronomiaresponsavel.com.br e acessar diversas receitas responsáveis para fazer em casa. Além disso, interessados podem postar suas próprias receitas responsáveis no site.

 

O Gastronomia Responsável foi lançado pela Fundação Grupo Boticário em setembro de 2010 com o objetivo de mobilizar a sociedade para a causa da conservação da natureza. Além da curadoria do premiado chef Celso Freire, o movimento tem a chef Gabriela Carvalho, do Quintana Café e Restaurante, como embaixadora.

 

Hoje participam do movimento em Curitiba os restaurantes: Anarco, Badida, Baggio Água Verde, Baggio Champagnat, Baggio Juvevê, Baggio Jardim das Américas, Beto Batata Original, Bistrô do Victor, Bistrô Duchamp, Boteco Santi, Cantina do Délio, C la Vie, Cervejaria Devassa, Don Max , Edvino, Forneria Copacabana, Kebaberia Velho Oriente, Lagundri, La Table, Le Liban, Lucca Café, Maia Box, Manu, Mediterrâneo, Missouri Gourmet Deli, Paraguassu Grelhados, Porcini Tratoria, Quintana Café e Restaurante, Terra Madre, Totopos, Vin Bistro, Vindouro e Zea Maïs.

 

Perfil-A Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é promover e realizar ações de conservação da natureza. Criada em 1990 por iniciativa do fundador do Boticário, Miguel Krigsner, a atuação da Fundação Grupo Boticário é nacional e suas ações incluem proteção de áreas naturais, apoio a projetos de outras instituições e disseminação de conhecimento. Desde a sua criação, a Fundação Grupo Boticário já doou quase U$ 11,3 milhões para 1.282 projetos de cerca de 448 instituições em todo o Brasil. A instituição mantém duas reservas naturais, a Reserva Natural Salto Morato, na Mata Atlântica; e a Reserva Natural Serra do Tombador, no Cerrado, os dois biomas mais ameaçados do país. Outra iniciativa é um projeto pioneiro de pagamento por serviços ambientais em regiões de manancial, o Projeto Oásis.

 

[Na internet: www.fundacaogrupoboticario.org.br, www.twitter.com/fund_boticario e www.facebook.com/fundacaogrupoboticario].

 

Fonte: Portal Fator Brasil