12/04/13 O verdadeiro “Metiér de la bouche” brasileiro

A APC Brasil – Associação dos Profissionais de Cozinha do Brasil realiza feira inédita na América Latina

O mercado de alimentação brasileiro inicia em 2013 sua trajetória definitiva rumo à profissionalização do setor. A APC Brasil e a Mastran Business Fairs se unem para criar o “Brasil Mise en Place” – Salão Internacional de Produtos, Tecnologias e Soluções para Profissionais de Cozinha. Evento inédito no Brasil, em formato jamais visto na América Latina. Lançamento oficial, dia 10 de abril, auditório da ABIA – Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação. A APC Brasil é a única entidade no País que detém os direitos de realização das etapas internacionais dos mais importantes concursos profissionais do mundo, e tem planos efetivos para a consolidação e reconhecimento da categoria dos profissionais de cozinha no Brasil.

Criada na década de 1990 como ABAGA – Associação Brasileira da Alta Gastronomia, a partir de 2012, se transforma em APC BRASIL – Associação dos Profissionais de Cozinha do Brasil, hoje fortalecida pela presença dos mais importantes chefs brasileiros e estrangeiros em atuação no País, na busca definitiva de agrupar o setor e desenvolvê-lo.

“O Brasil Mise en Place é o único evento que colocará frente a frente produtores, fabricantes e usuários, unindo a indústria e os grandes chefs atuantes no País”, destaca João Vergueiro Leme, presidente da APC Brasil. “Acreditamos que o encontro será uma troca de experiências assertivas que irá mudar o conceito de feira no Brasil e certamente contribuirá para a profissionalização do setor. Há tempos, esperamos por uma iniciativa como esta”, destaca Leme. Os concursos profissionais que serão realizados na feira são: Coupe du Monde de la Pâtisserie, Copa Brasil de Panificação, Copa Catering, Copa Brasil de Gelato e a etapa Brasil do concurso mais aclamado do mundo gastronômico: o Bocuse d`Or, o que credencia o Brasil Mise en Place como um dos mais conceituados eventos de alimentação da América Latina.

A feira contará ainda com eventos simultâneos, entre eles, fóruns e seminários idealizados pela APC Brasil para profissionais de cozinha, em torno do tema: “Redescobrindo a gastronomia do Brasil”.


Sobre o Brasil Mise en Place

A escolha do nome não poderia ser mais apropriada, já que a expressão Mise en Place na gastronomia mundial significa “ter tudo à mão”, um dos maiores desafios dos profissionais de cozinha do mundo em sua cadeia de trabalho.

O Brasil Mise en Place será um ponto de encontro exclusivo, reunindo pessoas das mais diversas categorias, desde aprendizes a profissionais, servindo como laboratório de atualização de técnicas, e tendências gastronômicas mundiais, e configurando nova plataforma de lançamento dos produtos da indústria para o setor.

Para a realização do Brasil Mise en Place, a APC Brasil se uniu à Mastran Business Fairs, presidida por Marco Antonio Mastrandonakis, reconhecido internacionalmente no setor, com mais de 20 anos de tradição em feiras do setor de Alimentação e Gastronomia. Para dirigir o Brasil Mise en Place, a Mastran convidou a jornalista e publicitária Fernanda Lage, com larga experiência na gestão de mídias e veículos destes setores no Brasil.

Além desses experts, alguns dos mais conceituados chefs da atualidade, como o chef João Vergueiro Leme, e seus chefs associados, Marcelo Pinheiro, Fred Frank, Christian Formon, Laurent Suaudeau, Christophe Besse, Alex Atala, Carla Pernambuco, Alberto Landgraf, Renato Freire, David Jobert, entre tantos outros de renome, fazem parte do mais esperado evento voltado a profissionais de cozinha da América Latina.

“Certamente quem acompanha o mercado alimentício no Brasil já ouviu falar em algumas das mais conceituadas feiras que acontecem pelo mundo como Fancy Food Show, na América do Norte; a Sirha, em Lyon na França; Madrid Fusion, na Espanha; e Mistura, no Peru. E agora o BRASIL Mise en Place posiciona definitivamente o Brasil entre os circuitos obrigatórios de grandes eventos em prol do profissionalismo da gastronomia”, finaliza Marco Antonio Mastrandonakis, presidente da Mastran.

Fonte: Portal Alimentação Fora do Lar