13/04/13 Cuidado com as calorias vazias

Você sabe o que um pirulito, uma cerveja e um biscoito de polvilho têm em comum? Eles são considerados alimentos de calorias vazias, ou seja, são comidas de maior valor calórico, mas com pouco ou nenhum valor nutricional. O endocrinologista do laboratório Pasteur, Mauro Scharf, alerta que os alimentos de calorias vazias não trazem benefício algum ao organismo e, por isso, devem ser evitados, inclusive em dietas.

 

A ingestão deste tipo de comida resulta, portanto, em ganho de peso, acúmulo de gordura e nenhuma nutrição. Para saber identificar produtos com calorias vazias, deve-se analisar, no rótulo do produto, o alto valor calórico e o baixo valor nutricional. “Geralmente estes são alimentos relacionados ao junk food, fast food e industrializados em geral, como os salgadinhos”, esclarece Scharf.

 

O endocrinologista reforça que consumir comidas com calorias vazias é ainda mais prejudicial na infância e na adolescência, já que esta é uma fase de estirão do crescimento e de consolidação da formação óssea, marcada por importantes transformações corporais e psicológicas. “A alimentação nesta e em outras fases da infância devem sempre primar pela qualidade, com alimentos ricos em vitaminas, sais minerais, ferro, cálcio, nutrientes balanceados entre proteínas, carboidratos e gorduras”, afirma.

 

Scharf sugere evitar junk food e fast food e, em substituição, consumir alternativas saudáveis, como frutas, legumes, verduras cereais e grãos integrais. O especialista recomenda, também, consultar um médico antes de começar um regime, pois é preciso individualizar as necessidades de cada pessoa e realizar a prescrição adequada de dieta, levando-se em conta fatores como a idade, a atividade física, o histórico de doenças e o risco cardiovascular do indivíduo.

 

Por fim, o especialista lembra que uma alimentação saudável deve ter um equilíbrio entre carboidratos, proteínas e gorduras, com fibras, menor valor calórico, porém, elevado valor nutricional, com sais minerais, vitaminas, oligoelementos e baixo teor de gorduras, principalmente as trans e as saturadas.

 

 

Exemplos de calorias vazias

 

- Biscoitos de polvilho;

- Biju;

- Salgadinhos;

- Doces em geral (balas, pirulitos, chicletes, confeitos, etc);

- Nuggets;

- Batatas fritas (esse tipo de comida tem cerca de 600 calorias, com pouquíssimo conteúdo nutricional).

- Refrigerante;

- Bebidas alcoólicas (uma lata de cerveja fornece até 150 calorias vindas do malte e quase nada a mais. As calorias derivadas do álcool tendem a ser estocadas como gordura no abdom).



Fonte: Da redação do clicabrasilia.com.br

Em: 13/04/2013