30/4/2013 - Brasília terá roteiro cívico para estimular turismo interno

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz apresentou, na manhã desta quinta-feira, em Brasília, um roteiro cívico para a capital federal. A iniciativa é uma das ações do Programa "Viaja Brasília" e faz parte do macroprograma "Viaja Brasil" que tem como objetivo incentivar o turismo interno.

Segundo o governador, o lançamento do programa representa um grande momento para o turismo de Brasília. “Esse é um ato histórico para o turismo na cidade. Tenho muita convicção que esse projeto dará certo e que aproveitará bem o mercado fantástico que é o turismo brasileiro. Além disso, o programa "Viaja Brasília" e o roteiro cívico fortalecem a consciência cívica dos jovens brasileiros”, destaca.

O roteiro será comercializado a partir de maio, por meio de um portal constituído pela iniciativa privada com o apoio de entidades representativas do Turismo. O endereço eletrônico é www.viajabrasil.com.br e oferecerá roteiros e serviços turísticos de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal.

O presidente da Abav-DF (Associação Brasileira de Agências de Viagens do Distrito Federal), Carlos Alberto de Sá foi o idealizador do programa e explica que serão colocados no ar 27 sites e que a pagina do Distrito Federal foi a primeira a ser lançada.

“Como não poderia ser diferente, Brasília foi a primeira a lançar o programa que visa incentivar o turismo interno e aproveitar ao máximo o potencial do País para o turismo. Com a dinamização do setor, os preços poderão cair e atrair, inclusive, mais turistas estrangeiros”, defendeu.

Na cerimônia de lançamento do programa, o governador e o secretário de turismo do Distrito Federal, Luis Otávio Neves receberam 27 crianças de escolas publicas da cidade, representando todas as unidades da federação. A aluna da escola parque 104 norte, Juliana Torres considera a iniciativa importante e gostou do que viu. “Foi muito interessante conhecer os monumentos mais de perto e ver que a capital é rica no turismo, assimcomo outras cidades do mundo”, afirmou.

O secretário de turismo do Distrito Federal, Luis Otavio Neves ressaltou a importância da iniciativa para combater a sazonalidade do setor e movimentar o trade turístico local. “Trata-se de uma ferramenta multidisciplinar que incentiva que jovens conheçam a capital e que pode movimentar toda a cadeia produtiva do turismo, como os hotéis, as agencias de viagens, os restaurantes e outros”, explicou.

O programa "Viaja Brasília" preparou diversos roteiros, além do roteiro cívico, como o roteiro arquitetônico, jurídico, religioso, rural e outros, com apoio da Setur-DF (Secretaria de Turismo do Distrito Federal). Os demais roteiros serão apresentados durante a comemoração do aniversário da cidade, no dia 21 de abril.

O Programa Viaja Brasil é mantido pela iniciativa privada e conta com parceria do poder publico e apoio do Condetur (Conselho de Desenvolvimento de Turismo do Distrito Federal), que reúne diversas entidades do trade como Abare (Associação Brasiliense das Agencias de Turismo Receptivo), Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes).

Fonte: http://www.jornaldeturismo.tur.br

Data: 18/4/2013