03/06/2013-Uma referência de bons serviços para o consumidor

O Selo de Qualidade garante a qualificação nos processos, aprimora o atendimento e aumenta o faturamento.Mais que um diferencial, o Selo de Qualidade em Serviços vem se consolidando também como uma referência para o consumidor na hora de fazer a sua escolha. No Ceará, distingue restaurantes, hotéis, pousadas, bares e similares, barracas de praia e empresas de eventos compromissados com o bom atendimento e a excelência do serviço oferecido.No ano passado, a solenidade de entrega do Selo de Qualidade em Serviços do Sebrae reuniu diversos empreendedores que viram na qualificação a melhor forma de aprimorar os seus negócios FOTO: DIVULGAÇÃO

Criado com o objetivo de valorizar e reconhecer as empresas do segmento turístico que possuem produtos e serviços de qualidade, o Selo é, hoje, sinônimo de funcionários qualificados, ambiente limpo e agradável e cuidado no atendimento aos clientes.Coordenado pelo Sebrae Ceará, o Selo é concedido, anualmente, após uma minuciosa avaliação, a empresas cujo padrão de atendimento obedece a rigorosos critérios técnicos. Muito mais que um simples reconhecimento desse esforço, o Selo é um instrumento de aprendizado e de aperfeiçoamento para toda a empresa - dos empresários aos gerentes e funcionários - que passa a adotar ações que resultam na melhoria dos serviços oferecidos.

Raquel Lourenço dos Santos, do Hotel Sonata de Iracema, confirma: "O Selo de Qualidade trouxe ao estabelecimento muito mais credibilidade e segurança. As consultorias prestadas pela equipe do Sebrae, que apontam as correções necessárias a serem feitas, fazem com que o hotel seja um estabelecimento diferenciado e passe uma segurança maior aos hóspedes".O mesmo pensa Franklin Roosevelt da Silva Junior, do restaurante Cabanã Del Primo. Para ele, além da qualificação, o Selo é um estímulo e uma referência. "O Selo foi importante tanto para o estabelecimento em si quanto para os funcionários, mostrando o que fazer e como fazer, levando o restaurante para o caminho certo, agregando mais qualidade ao serviço", enfatiza.

Alicerce

O Selo representa, também, um bom alicerce para o crescimento de uma empresa. Foi o que aconteceu, por exemplo, com a Barraca América do Sol, como explica o empresário Francisco Flavio Costa."A barraca já é agraciada pelo Selo desde 2000 e isso significou o crescimento do empreendimento. Principalmente porque o Selo de Qualidade funciona como uma consultoria permanente para as práticas de manuseio dos alimentos e atendimento ao cliente", avalia.

A certificação faz diferença não só junto aos estabelecimentos que lidam com alimentos. Nas empresas de evento, os resultados também têm sido importantes, como explica Valdenice Sousa Félix, gerente de Eventos da VC Eventos. "Participar do processo de avaliação do Selo de Qualidade em Serviços, para nós, é muito gratificante, pois se trata de um diferencial no mercado. A partir do Selo, os clientes podem observar o grau de profissionalismo, tecnologia, segurança na gestão e guarda de arquivos e documentos de terceiros, em que a empresa se apresenta como organizadora.

Para ser aprovada e receber o Selo de Qualidade, a empresa passa por uma nova avaliação e precisa atender, no mínimo, a 80% dos itens vistoriados. O relatório, com a situação de cada estabelecimento, é avaliado pela equipe do Comitê Gestor do Selo, composta por profissionais de 11 instituições ligadas ao trade turístico.Após a concessão do Selo, são realizadas visitas de acompanhamento - sem aviso prévio - com o objetivo de constatar a manutenção dos padrões de qualidade estabelecidos no programa. O Selo pode ser renovado quantas vezes for solicitado e enquanto a empresa mantiver os padrões. O mais importante é que o Selo não é uma classificação, mas um estímulo aos estabelecimentos que zelam pela qualidade de seus serviços.

Comitê Gestor

São as seguintes as entidades integrantes do Comitê gestor do Selo de Qualidade do Sebrae Ceará: Associação dos Barraqueiros da Beira Mar (Abbmar); Associação Brasileira de Empresas de Eventos no Ceará (Abeoc/CE); Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH); Associação dos Empresários da Praia do Futuro (AEPF); Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel); Associação dos Meios de Hospedagem e Turismo (AMHT); Comissão Permanente de Turismo da Federação das Associações do Comércio, Indústria, Serviços e Agropecuária do Ceará (Facic); Fortaleza Convention & Visitors Bureau (FC&VB); Sindicato Estadual dos Guias de Turismo (Singtur); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Secretaria de Turismo do Ceará (Setur).

Central de Relacionamento Sebrae - 0800.5700800

Fonte:Diário do Nordeste
Data:30/05/2013