07/10/2013 - Concurso escolhe o prato típico de Aparecida


clique para aumentar

Arroz, carne seca, costelinha de porco, palmito, azeitona e outras especiarias, tudo muito bem temperado e cozido no tempo e na temperatura certos. Esses são os ingredientes do novo Prato típico de Aparecida, o “Arroz Carro de Boi”, escolhido pela maioria dos convidados que participou do evento gastronômico realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, neste domingo, 06, no Clube do Sesi de Aparecida. A receita vencedora é do cheff Alex Guimarães, considerado o mais saboroso entre os outros três pratos concorrentes.

O objetivo do evento foi estimular o desenvolvimento da culinária de Aparecida e fortalecer a preservação do patrimônio cultural do município. A atividade também busca trazer benefícios econômicos com a geração de renda por meio do turismo gastronômico.

O ganhador participará do programa de televisão, Pelos Bares da vida, do apresentador Guilherme Shwam no qual irá divulgar o Prato Típico de Aparecida. Além disso, a receita vai entrar no cardápio dos melhores bares e restaurantes da cidade.

“Estamos com o projeto para alavancar nosso prato típico, fazendo com que a receita entre no cardápio dos bares e restaurantes de Aparecida, e para isso, uma comissão fará avaliação, onde os melhores estabelecimentos vão receber a receita. A lista será divulgada em Maio de 2014”, explicou o coordenador de Turismo, Guido Marco.

Além do “Arroz Carro de Boi”, outra novidade é a sobremesa “Serra das Areias”, feito com o recheio do pequi, fruto típico do cerrado. O nome do doce típico do município é uma homenagem ao Parque de Preservação Ecológica de Aparecida.

“O evento realizado pela Secretaria de Cultura e Turismo, comandado pelo diretor de Turismo Guido, que com sua criatividade, visão e idealismo, trouxe para Aparecida uma referencia na área gastronômica, oferecendo nosso arroz e o doce, alem de muitos outros pratos que irão compor a identidade da cidade, fazendo com que Aparecida seja um pólo de turismo e também da gastronomia”, ressaltou o Secretario de Governo e Integração Institucional, Euler de Morais. A Secretaria de Cultura e Turismo espera que o evento entre para o calendário cultural de Aparecida, assim como o Festival de Gastronomia, realizado anualmente no segundo fim de semana de agosto.

Atrações

O evento contou com atrações culturais com apresentação de teatro e banda musical PM show. Os secretários Euler de Morais (secretaria de Governo de Integração Institucional), Afonso Boaventura (Planejamento), Fábio Camargo (Meio Ambiente), e Valéria Pettersen ( Projetos e Captação de Recursos) também foram degustar as receitas do prato típico da cidade.