16/10/2013-Empresa paraibana lança cardápio digital durante o Inova Gastronomia

Sistema substitui cardápio impresso de bares e restaurantes por tablets e smartphones

 

Em tempos de comunicação digital, quem está no mundo “off-line” precisa se adaptar. Livros, jornais e revistas, entre outros materiais impressos, já tem sua versão para computadores e dispositivos móveis. Aos poucos, o processo de digitalização está atingindo todas as esferas da sociedade. E agora chegou a vez deste update acontecer na nossa mesa. Isso mesmo, na mesa. Uma empresa paraibana de tecnologia desenvolveu um software batizado de cardápio digital, que tem como proposta substituir os cardápios impressos de bares e restaurantes.

 

Foto: Divulgação

A novidade será lançada no dia 25 de outubro no Inova Gastronomia Paraibana, durante o Fórum Paraibano de Gastronomia, que é uma das atividades paralelas do evento. De acordo com o empresário Marcus Varandas Filho, da MVarandas Tecnologia, a expectativa é de que pelo menos 50 empresas do setor de bares e restaurantes adquiram o software. A tecnologia será oferecida através de uma parceria entre Sebrae Paraíba e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes da Paraíba (Abrasel-PB) com valores diferenciados.

 

Segundo o gerente da Unidade de Acesso a Inovação e Tecnologia do Sebrae Paraíba, Fernando Ronaldo, este ano, só na Paraíba, o Sebrae está investindo cerca de R$ 6 milhões em projetos de inovação e tecnologia para as micro e pequenas empresas. “A inovação é um elemento importante para tornar um pequeno negócio competitivo e ampliar mercado. Com o cardápio digital, esperamos que bares e restaurantes possam aumentar o faturamento e otimizar seus processos”, destacou o gerente.

Marcus explicou que o sistema possibilita que o cliente acesse o cardápio da empresa através de um tablet disponibilizado pelo restaurante ou de seu próprio smartphone. “Desta forma o cliente poderá ainda, a critério do estabelecimento, fazer seu pedido diretamente da plataforma, já que o sistema é intuitivo e fácil de manusear”, disse o empresário.

O software permite a inserção de fotos e detalhes dos pratos, valores dos produtos, customização com logomarca e cores da empresa, além de informações em até três idiomas. “O cliente pode optar por comprar o pacote completo com a tradução e as fotos, terceirizado pela nossa empresa. Ou ele mesmo ficar responsável por estes detalhes”, destacou Marcus Varandas. Durante o Inova Gastronomia, será oferecido o sistema completo através do programa Sebraetec, que irá custear 80% do investimento, ficando o empresário responsável apenas por 20%.

Vantagens - O aplicativo permite uma série de vantagens para empresa: a otimização de processos, aumento das vendas e redução de custos. Marcus Varandas explicou que o sistema, integrado a outras soluções de gestão, proporciona muitos outros benefícios, além de estar de acordo com que exige a legislação. “É importante destacar que embora a empresa possa optar apenas por usar unicamente o cardápio digital, a solução ideal é um sistema totalmente integrado com as ferramentas de controle operacional e gestão para alcançar verdadeiramente a otimização dos serviços”, destacou Marcus.”

Outras tecnologias para o setor - Além do cardápio digital, que logo mais estará disponível para o setor, outras soluções podem ser utilizadas para garantir a automação e otimização de processos. Uma delas é delivery online, também desenvolvida pela MVarandas. Integrado ao sistema de gestão, a ferramenta permite que o cliente faça todo o processo de pedido online, inclusive o pagamento. “Com este software não é necessário que um funcionário do bar ou restaurante fique conectado para acompanhar as solicitações. Elas chegam diretamente para cozinha, gerando economia de tempo e agilidade”, explicou o empresário.

Marcus destacou que o sistema foi desenvolvido com todos os requisitos de segurança para evitar transtorno tanto para os clientes quanto para o restaurante. “Se, por exemplo, o restaurante estiver sem conexão à internet, o cliente será informado que não conseguirá concluir o pedido. Do lado da empresa, o pedido só será confirmado se o cliente  concluir o pagamento através de cartão de crédito”, ressaltou.

 

Fonte: Sebrae