05/04/12 - Os encantos de Portugal

 

As cidades mais visitadas por quem sai do Brasil são Lisboa (foto), Porto, Coimbra e Fátima /

As cidades mais visitadas por quem sai do Brasil são Lisboa (foto), Porto, Coimbra e Fátima

Não à toa, as rotas portuguesas seduzem turistas de todo o mundo. E os motivos são inúmeros: museus, monumentos, gastronomia, patrimônio histórico e aventura fazem de Portugal um destino que recebe cerca de 13 milhões de visitantes anualmente – um número expressivo diante do processo de recuperação da crise europeia.

Associações ligadas ao trade de Portugal garantem que o turismo lusitano está em recuperação. No ano passado, os estrangeiros gastaram 8,3 milhões de euros no país – quase 8% a mais do que em 2010. E o número de visitas, contabilizado em diárias nos hotéis, cresceu cerca de 10%, chegando a 7.411 noites dormidas.

Bom frisar que, em 2011, foram 458.749 hóspedes brasileiros – o quinto maior número do país, atrás apenas dos turistas da Espanha, do Reino Unido, da Alemanha e da França. As cidades mais visitadas por quem sai do Brasil são Lisboa, Porto, Coimbra e Fátima. Essas informações são do Turismo de Portugal, entidade responsável pela promoção, valorização e sustentabilidade do segmento no país.

Muitos dos brasileiros que chegam a Portugal usam a companhia aérea TAP. Bastante tradicional, o voo direto Recife/Lisboa, em operação há 45 anos, transporta turistas de diversos lugares do mundo, segundo o diretor-geral da TAP para América do Sul, Mario Carvalho.

"Aproximadamente 45% dos passageiros da rota Recife/Lisboa são brasileiros. O restante é marcado por estrangeiros", diz o executivo. Desses 55% de turistas internacionais que optam pela saída da capital pernambucana, 24% são de Portugal, 21% da Espanha, 9% da França e um pequeno percentual de outros países.

"Só na rota do Recife, foi transportada uma média de 150 mil passageiros no ano passado", afirma Mario Carvalho. Em comparação com 2010, quando esse número foi de 145 mil, percebe-se um crescimento de 0,6%. O interesse dos brasileiros por Portugal faz a TAP manter saídas através de 10 aeroportos do País: Recife, Salvador, Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza, Natal, Rio de Janeiro, São Paulo (Guarulhos e Campinas) e Porto Alegre.

"O voo que sai da capital pernambucana, com frequência diária, é o terceiro em volume de passageiros transportados. Fica atrás apenas das rotas de Guarulhos e do Rio de Janeiro", frisa Mario.

E esses turistas que chegam a Portugal não têm por que se arrepender. Passeios diversos agradam desde aqueles que desejam conhecer os caminhos históricos de Lisboa, como outras rotas portuguesas que se sobressaem pela cultura, aventura, patrimônio e gastronomia.

 

Fonte: Jornal do Commercio