13/12/13 - Bar em Bar: o maior festival de petiscos do Brasil

7ª edição do festival, uma realização da Abrasel, convida os goianos apreciadores da arte de “botecar” a se deliciarem com os criativos petiscos elaborados pelas 23 casas participantes. Delícias serão oferecidas a preços promocionais, até o dia 22 de dezembro, das 17h às 20h

A diversidade da culinária brasileira é convidativa à descoberta dos múltiplos sabores que compõe a riqueza de elementos da cultura do nosso país. Bater um papo entre amigos, tomar uma “gelada”, fazer uma refeição em família são elementos ainda mais convidativos quando o foco são os bares e restaurantes, considerados uma verdadeira paixão nacional.  Em homenagem a estes ambientes que têm a cara do Brasil, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) realiza de 4 a 22 de dezembro a 7ª edição do festival Bar em Bar.

A Abrasel convida os botequeiros de plantão a explorarem ainda mais os bares e restaurantes participantes, pontos de encontro da sociedade, lugares para petiscar e descontrair, aproveitando as promoções especiais oferecidas, que vão levar todo mundo a adiar a malfadada saideira. Com o tema Tá na Boca do Povo, o festival Bar em Bar movimenta 23 casas no estado de Goiás, com o objetivo reforçar a imagem das casas associadas como espaços democráticos de lazer, de convivência social e de respeito às diferenças, valorizando a cultura do happy hour. O evento busca ainda fomentar o potencial turístico do estado e o desenvolvimento do setor de alimentação fora do lar.

Literalmente na boca do povo vão estar os petiscos preparados para a edição do Bar em Bar, que se dedica, como nas anteriores, ao incentivo e valorização da gastronomia regional, e abre espaço para a criação de novos petiscos, com foco nos elementos representativos da culinária nacional. Para incentivar o consumo nos bares e restaurantes, durante o festival, as iguarias escolhidas para representar a especialidade de cada casa serão oferecidas a preços promocionais no horário do happy hour, entre as 17h e 20h.

“Nossos bares e gastronomia são sem dúvida nossos maiores atrativos turísticos, verdadeiros cartões postais, ressaltando o espírito descontraído e receptivo do povo goiano. O Bar em Bar vem somar os esforços da entidade em promover ações que valorizem nossas potencialidades e motivem a população a frequentarem nossas casas”, reforça o presidente da Abrasel, Rafael Campos Carvalho.

 

Um verdadeiro passeio gastronômico

A 7ª edição do Bar em Bar promove um encontro gastronômico entre a criatividade e tradição, expressas nos curiosos petiscos elaborados pelos chefes das casas participantes, o que irá aguçar as sensações do público, ávido para conferir o que vem por aí.

Um prato com nome de família tradicional foi a escolha do Arvoredo Cozinha e Bar, com seu Filé Pereira Borges, recheado deliciosamente com catupiry. Os goianos estão bem representados com ingredientes marcantes de nossa gastronomia em petiscos como o Bolinho Araguaia (bolinho de filé de pirarara, especiarias, pimenta de cheiro, servidos com molho rose picante), do John Boy Bar e Restaurante; Sertão Goiano (tiras de carne serenada em cama de purê de banana da terra coberto com creme de queijo e bacon), da Cervejaria Mangueiras; e Pastel de Vento (mini pasteis de vento com três opções de recheio: bobó de camarão, carne de panela e frango com guariroba), da Olut Cervejas Especiais.

Para os amantes do sabor inconfundível dos pescados, sejam eles de água doce ou água salgada, opções variadas atendem aos diversos gostos. Costelinha de Tilápia é a aposta do Peixinho Bar. Da cultura portuguesa surgem as iguarias Lascadinho de BacalhauPunheta de Bacalhau, respectivamente do Thiosti Restaurante e Choperia e Happy Hour.

Navegando pelos mares de nosso Brasil, o camarão é a iguaria eleita para estrelar nos pratos de gostos marcantes: Camarão Crocante, do Cantinho Frio, uma porção com o pescado frito e empanado, de dar água na boca; Ceviche de Camarão, do Dali Taberna e Bar, marinados com suco de limão, cebola roxa, coentro e azeite, servido com torradas; Trio Zero Zero do Cerrado, da Cervejaria Cerrado, camarão empanado com farinha panko ao molho champagne, acompanhado molho de páprica e uma mini porção de arroz com alho; e do Caldo 24h, o inusitado Pernil de Camarão, porção de camarões empanados com recheio de catupiry, regados ao molho com rúcula, alcaparras e maionese são as pedidas. Camarões para todos os gostos é a oferta do Festival Bar em Bar.

Outras casas decidiram se arriscar em delícias com um pezinho na culinária nordestina, contempladas pelos restaurantes Bendita Tapioca (Bendita Carne Seca com Farofa Cuscuz), Buteko do Chaguinha (Origem Nordestina),  Esquina Jatobá (Carne de Sol Jatobá), Confraria Gamboa (Du Buiu) e Saccaria (Carne de Lata).

Os internacionais também têm espaço no Bar em Bar 2013, apresentados em um passeio gustativo pelas Panquecas de Frango com Chipotle, pelo Panelinha Grill; as origens alemãs do petisco Salsichón, oferecido pelo Parilla Restaurante; o suculento Mini Hambúrguer de Linguiça, opção do Cateretê Bueno, enquanto o Bahrem capricha em seu diferenciado Besteirinha do Bahrem, uma deliciosa mistura de canapé quente de filé à milanesa, queijo prato e pão.

Não poderia faltar no cardápio internacional, os temperos árabes da Quesadilha do Lula, tortilhas recheadas com palmito, tomate cereja, ervas finas, manjericão e queijo muçarela, do Café Nice, a Esfiha Aberta, do Estrada de Sol, casa participante da cidade de Aruanã e a mistura ímpar do Kibe de Salmão Recheado com Catupiry, agraciado pelo Celsin&Cia. Vai ser difícil escolher o que mais agrada!

Capacitação

Dentro da programação da 7ª edição do Bar em Bar, a Abrasel promove, em parceria com a Impressione, empresa de consultoria para bares e restaurante, capacitação destinada aos profissionais do setor de alimentação fora do lar. No dia 3 de dezembro, o Workshop Impressione todos com seu talento, que terá como tema principal o atendimento aos clientes, traz uma oportunidade para os empresários aprimorarem técnicas de atendimento, visando à excelência, o maior diferencial do mercado competitivo.

Durante o festival Bar em Bar, a Impressione oferecerá às casas participantes uma avaliação global sobre o estabelecimento e seu atendimento. Serão realizadas três visitas com clientes ocultos, treinados para realizar este trabalho de observação e percepção de todos os itens considerados importantes no atendimento aos clientes de bares e restaurantes. “A Abrasel se preocupa com o trabalho desenvolvido pelos estabelecimentos e desenvolvimento da cadeia produtiva, por isso a importância de ações como esta para darmos continuidade ao fortalecimento do setor de forma sustentável. Porém, priorizamos acima de tudo o bem estar de nossos clientes”, aponta Rafael Campos.

Outra novidade é parceria firmada com Liga Acadêmica Nutrição e Culinária Saudável da PUC - Goiás, que realizará, junto aos estabelecimentos participantes do Bar em Bar, uma pesquisa avaliativa sobre as condições higiênico-sanitárias e a qualidade do atendimento dos estabelecimentos. Até o final do evento, os acadêmicos do Curso de Nutrição da PUC-GO também verificarão em seus estudos quesitos pertinentes a composição de cada prato elaborado para o festival, custos de produção, rentabilidade, tendências e técnicas gastronômicas, além da aceitabilidade do público. “Tudo para que a Abrasel e seus associados aprimorem cada vez mais sua técnicas e serviços”, completa o presidente.

Conscientização

Entidade que também se preocupa com iniciativas de caráter socioeducativo, a Abrasel, em parceria com a Ambev, preparou uma ação especial no Bar em Bar 2013 para a promoção da cultura da paz. As “bolachas” da 7ª edição do festival trazem mensagens diversas para sensibilizar e conscientizar o público das casas participantes sobre a importância do combate a desigualdade e violência, seja ela no trânsito, física, sexual ou moral. “Com esta campanha pretendemos mobilizar a sociedade, mostrando a importância de pequenas ações cotidianas como não dirigir após o consumo de bebidas alcoólicas, respeitar as diferenças e contribuir na luta contra a exploração sexual de crianças e adolescentes”, reforça Carvalho.

Novidade

A quentinha desta edição é o concurso cultural Bar em Bar – Criatividade é o segredo, realizado com patrocínio da Vivo. Fotos das iguarias criadas pelas casas participantes serão postadas na Fanpage  da Abrasel Goiás e, durante o período de realização do festival, o público poderá votar no petisco mais criativo.  Cada curtida na foto garante 01 (um) ponto e cada compartilhamento 02 (dois) pontos. A casa participante que tiver a maior quantidade de curtidas e compartilhamentos em sua foto será premiada com um celular Galaxy S4. De quebra, o público participante poderá concorrer a dezenas de presentes gourmets, sorteados diariamente pelo Facebook. Delícia de promoção para deixar todo mundo com água na boca.

Serviço

Festival Bar em Bar 2013 – 7ª edição

Data: 4 a 22 de dezembro de 2013

Horário: 17h às 20h

Local: nos melhores bares e restaurantes de Goiânia

Realização: Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel)

Patrocínio Nacional: Ambev - Bohemia

Patrocínio Regional: Sebrae e Vivo

Apoio: Convention&Visitors Bureau, Acieg, AGPEC, O Que Rola,  Impressione, Liga de Nutrição e Gastronomia da PUC Goiás, Ecolab,El Shadai - Papa Óleo, Uai Goiânia e Guia Cupom.


Exibindo Logo Bar em Bar_.png