17/02/2014 - Restaurantes proíbem clientes de fotografar pratos

Chefs se incomodam com a prática e acreditam que é necessário se desligar do celular durante a refeição.

O chef Alexandre Gauthier, dono de um restaurante no norte da França, se sentia incomodado com a quantidade de clientes que fotografavam seus pratos para compartilhar em redes sociais e tomou uma decisão inusitada: colocou um símbolo de !proibido fotografar" nos cardápios.

"É gratificante, mas estamos num lugar com pouca luz, logo as fotos demandam flash... Aí você tuíta a imagem, alguém comenta, você responde. E a comida esfria", diz Gauthier em entrevista ao jornal 'France TV Info'. "Há momentos para tudo na vida. Tentamos criar um parênteses na vida de nossos clientes e, para isso, é preciso desligar um pouco o celular", completa.

 

E o francês não é o único que se incomoda com toda a movimentação fotográfica em torno da comida. Alguns chefs contaram seus problemas com essa prática no jornal "New York Times" e, entre os casos narrados, houve até o de um cliente que ficou em pé na cadeira para conseguir um ângulo melhor e o de outro que levou um tripé para o restaurante.

Por isso, a prática também foi proibida em alguns estabelecimentos de Nova York. "Algumas pessoas são bem arrogantes e não compreendem os motivos. Mas explicamos que as pessoas ao redor deles querem aproveitar a refeição. Elas pagaram caro por isso", explica Moe Issa, do restaurante Chef's Table.

 

Fonte: Correio da Bahia