06/08/2014 - Congresso Nacional da Abrasel chega à 26º edição com nomes de peso da gastronomia brasileira

Evento ocorre entre os dias 12 e 14 de agosto em Brasília. Na programação, palestras, mesa ao vivo, mostra de vinhos brasileiros e grandes nomes do universo da gastronomia, com destaque para palestra sobre Ecogastronomia como produto da sociodiversidade do Cerrado. Representação em Goiásconvida os empresários goianos, gestores, chefs de cozinha e estudantes na área de alimentação a participarem

“Do Ingrediente à mesa, preparando novos caminhos”. Este é o tema do 26º Congresso Nacional da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), que tem como foco disseminar o conhecimento e gerar inteligência de mercado para o setor de alimentação fora do lar. Entre os dias 12 e 14 de agosto, o Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB), na Capital Federal, recebe empresários, chefs de cozinha e associados de todo o país para intercâmbio de conhecimentos e culturas.

Considerado o maior encontro de lideranças, empresários e profissionais do setor, neste ano o Congresso Nacional Abrasel investe numa programação com 20 atrativos diários, aproximadamente, abordando palestras diversas, preparação de pratos ao vivo e exposição de vinhos brasileiros. A presença de profissionais de renome, como Alex Atala, chef do Restaurante D.O.M., considerado um dos melhores restaurantes do mundo; o presidente da AMBEV, João Castro Neves e o presidente da Red Bull, Minás Vourodimos.

O presidente da Abrasel Goiás, Rafael Campos Carvalho, ressalta a importância do evento e convida os empresários goianos, gestores, estudantes na área de alimentação a participarem. “O Congresso Nacional da Abrasel é uma grande oportunidade de entrar em contato com alguns dos maiores profissionais do setor de alimentação fora do lar. A qualificação da gestão e da mão de obra são, sem dúvidas, os principais diferenciais competitivo da atualidade”.

Carvalho também ressalta a vivência e a troca de experiências que estes tipos de encontros proporcionam. “É neste tipo de evento que trocamos experiências e estreitamos relações, buscando sempre aperfeiçoar nossas atividades e trazer as últimas tendências do mercado para o Estado de Goiás”.

A proposta de discutir Ecogastronomia como produto da sociodiversidade do Cerrado é outra proposta interessante, acredita o presidente. "Este tema é mais um atrativo que deve chamar a atenção do público do Centro Oeste, uma novidade que pode ajudar a levar mais criatividade e inovar os cardápios, valorizando as particularidades dos ingredientes do Cerrado".


“Convidamos os empresários goianos, gestores, chefs de cozinha e estudantes na área de alimentação a participarem. Como estamos próximos de Brasília (DF), local que abriga o evento anualmente, temos este benefício de ter acesso fácil ao Congresso Nacional da Abrasel”, conclui.

Palestras e palestrantes

A diversidade de assuntos é um dos atrativos do Congresso Nacional que em várias atividades aposta em temas como gastronomia saudável, segurança alimentar e inovações de mercado.


O Negócio da Gastronomia, com o chef de cozinha Alex Atala; Mais saúde, menos sal e gordura, como conquistar clientes com um cardápio mais saudável, com Raquel Botelho (UNB) e Rodrigo Amaral (SESI CN); Marketing e Inovação, com Minás Vourodimos (Red Bull América Latina); e Ecogastronomia como produto da sociodiversidade do Cerrado, com Luis Carrazza (Cooperativa Central do Cerrado), Jean Marconi de Oliveira (Slow Food Cerrado) e Agenor Maia (Movimento Cerrado Vivo) são alguns dos interessantes temas da palestra.


Além da grade técnica, o Congresso conta ainda com uma programação social atrativa. No espaço de convivência, música ao vivo, almoços e um serviço especial de alimentos e bebidas.


Mesa Ao Vivo

Paralelamente ao Congresso Nacional da Abrasel, ocorre também o Mesa Ao Vivo Brasília, uma espécie de “reality show” gastronômico que propõe sessões de degustação, aulas e cozinhas montadas para a performance de chefs convidados. Os dois dias consistem no desafio de produzir uma edição da revista Prazeres da MESA.


Vinhos brasileiros

Já se foi o tempo em que vinho de qualidade era apenas importado. Hoje o Brasil avança na produção da bebida e vem ganhando o mercado e os paladares mais refinados. Para celebrar com maestria, a Abrasel, em parceria com o Instituto Brasileiro de Vinho (Ibravin), apresenta mais uma edição do Vinum Brasilis, uma iniciativa que combina degustação com estreitamento de laços comerciais. Neste ano, o Congresso Nacional da Abrasel recebe mais de 30 vinícolas e 300 rótulos, entre tintos, brancos, roses e espumantes.

Serviço

26º Congresso Nacional Abrasel

Data: 12, 13 e 14 de agosto

Horário: 10h às 21h30

Local: IESB- Sgas, Quadras 613 /614, Lotes 97/98, Av. L2, Asa Sul – Brasília/DF Informações: www.congressoabrasel.com.brhttps://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif