24/04/12 - Rio Saudável Gastronomia 2012 terá início nesta terça-feira com 34 restaurantes participantes

Durante um mês, 34 restaurantes oferecem pratos balanceados, segundo os parâmetros da Comissão de Nutricionistas do Festival

Com o objetivo de promover a combinação de boa gastronomia e saúde, a Prefeitura do Rio inicia, nesta terça-feira, o Festival Rio Saudável Gastronomia 2012. O evento se estende até 24 de junho e, neste período, os 34 restaurantes cariocas participantes, dos mais sofisticados aos mais simples, apresentarão pelo menos um prato ou menu atrativos, elaborados de forma balanceada, segundo os parâmetros definidos pela Comissão de Nutricionistas do Festival.

Os pratos, identificados com a logomarca do festival, que acontece pela segunda vez na cidade, valorizam o uso das ervas aromáticas e especiarias naturais. Além disso, contam com pelo menos um ingrediente típico da culinária brasileira como: feijões, aipim, abóbora, couve e coentro, entre outros. A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) busca, com a iniciativa, sensibilizar a sociedade para a importância de uma alimentação saudável.

Para o secretário municipal de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann, o Rio Saudável Gastronomia reforça as políticas de prevenção adotadas pela Prefeitura:

- Prevenir não é somente ir ao médico. Significa também ter hábitos saudáveis e uma alimentação equilibrada, o que pode evitar doenças e complicações. E diante da rotina cada vez mais corrida, fica evidente a importância do festival na conscientização de que é possível adotar mudanças simples no cotidiano, começando pelos hábitos alimentares – afirma Hans.

O festival é realizado pelo Instituto de Nutrição Annes Dias (Inad), da Prefeitura do Rio, em parceria com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ) e Sindicato de Bares, Restaurantes e Hotéis (SindRio). O evento tem o apoio do Conselho Regional de Nutricionistas – 4ª Região (CRN-4), do Instituto de Nutrição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (INU/Uerj), do Convivium Slow Food do Rio de Janeiro, da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-RJ) e da Agência Binky.

A iniciativa acontece no mesmo período em que a cidade sedia dois importantes eventos internacionais dedicados aos temas alimentação, saúde e sustentabilidade: o congresso World Nutrition Rio 2012 e a Rio+20 – Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável.

Estão participando 29 restaurantes comerciais, um restaurante cidadão (Cidade de Deus) e quatro restaurantes universitários (um na Uerj e três na UFRJ): 14 Folhas, Bazzar, Casa de Espanha, Cedro do Líbano, Coccinelle Bistrô, Delight, Espaço Grill, Filet e Folhas UP, Gabbiano Ristorante, Gávea Garden Bistrô, Mekong, O Navegador, Piffer Torteria & Bistrô, Reservado Restaurante, Sabor Saúde Culinária, Sabor Saúde Expresso, Sal e Tal, Symbol Gourmet, Varandas Gourmet, Vegetariano Social Clube, Viva Orgânicos Juice Bar, Zacks, Restaurante Cidadão Cidade de Deus, Restaurante Universitário, na UERJ e Restaurantes Universitários da UFRJ.

A lista completa dos restaurantes está também disponível no site: www.riosaudavelgastronomia.com.br.

 

Fonte: Correio do Brasil