25/04/12 - Yanjing supera AB-Inbev para comprar concorrente

Beijing Yanjing Brewery, a quarta maior cervejaria nacional da China, está perto de firmar um acordo para comprar os ativos da Kingway Brewery Holdings por 4,5 bilhões de yuans (US$ 714 milhões), disseram pessoas familiarizadas com o negócio. A Yanjing é a favorita, após ter vencido uma oferta da Anheuser-Busch InBev.

A China Resources Snow Brewery (joint-venture entre a SABMiller e a China Resources Enterprise) se retirou do processo de apresentação de propostas no mês passado, informaram as fontes.

A Yanjing está se expandindo na China para aumentar sua participação de mercado, num momento em que as cervejarias provinciais competem no fragmentado mercado cervejeiro do país e impedem mutuamente que seus produtos sejam vendidos localmente.



A Yanjing tinha cerca de 12% do mercado de cervejas chinês no ano passado (em volume), segundo dados da Euromonitor International. Apenas quatro das 27 cervejarias chinesas dominam fatia superior a 5% do mercado.

A Kingway pôs os ativos à venda em janeiro, na medida em que perdeu participação de mercado em sua província de origem em favor de concorrentes como a Tsingtao Brewery e a Yanjing. A empresa informou no mês passado que seus lucros de 2011 caíram 4,1% devido ao aumento da competição e dos custos de produção.

Fonte: Valor Econômico