04/05/12 - Blitz da lei seca apreende bicicleta elétrica e multa condutor no Rio



Uma bicicleta elétrica foi apreendida durante uma blitz da lei seca na madrugada do último sábado, em Copacabana, zona sul do Rio.

Segundo a Secretaria de Governo, o condutor Marcelo Toscano Bianco se recusou a fazer o teste do bafômetro, estava sem capacete e não tinha carteira de habilitação da categoria do veículo. Bianco foi multado em mais de R$ 1.700 e recebeu 21 pontos na carteira de habilitação de automóveis.

O ciclista afirma que ia para casa, em Copacabana, quando cruzou com a blitz ocupando todo o espaço da a ciclovia e impedindo a passagem.

Ele estava com equipamentos de filmagem e decidiu fazer imagens da obstrução da via. Nesse momento, diz, os agentes da lei seca o abordaram e pediram para que ele fizesse o teste do bafômetro.

Após a divulgação do incidente, ontem, a Coordenação Geral da Operação afastou os responsáveis pela blitz, mas as multas foram mantidas e a bicicleta continua apreendida.

Segundo o governo, o Código de Trânsito prevê que os ciclomotores deverão ter seu registro e licenciamento regulamentados pelo município do domicílio dos proprietários. O governo disse ainda que esse é o primeiro ciclo-elétrico apreendido numa blitz da Lei Seca no Rio.

 

Fonte: Folha de São Paulo