08/05/12 - Sites especializados dão novos sabores à internet



Você recorre à internet para obter informações daquele restaurante bastante comentado? Confere dicas de prato, promoções e ofertas? Não? Pois saiba que esse hábito está cada vez mais frequente. O universo da gastronomia tem entrado de vez no mundo da web. O tema é um dos mais pesquisados na internet.

Cada vez mais surgem blogs e sites especializados que levam até o consumidor informações e serviços do mundo da gastronomia. Essa relação até cria uma forma bem interativa de contato com o cliente. "Sempre que vou para algum restaurante que não conheço pesquiso na internet pra saber sugestões, dicas de pratos e também o atendimento. Tem aplicativos que são bem úteis na hora de escolher um restaurante. As pessoas sempre colocam suas impressões do local e isso facilita bastante na escolha. Já deixei de ir a um restaurante porque não tinha bons comentários. O atendimento conta muito", comentou a analista de mídias sociais Line Mara Lins.

Um dos motivos da gastronomia ganhar espaço na internet é seu crescimento no mercado. Segundo dados do Sindicato de Restaurantes, Bares, Barracas de Praia, Buffets e Similares do Estado de Ceará (Sindirest) são cerca de 2.035 espaços dedicados a servir os mais diversos tipos de comidas e bebidas em Fortaleza. A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Ceará (Abrasel-CE) já conta com aproximadamente 400 associados. Números que mostram o potencial que a capital cearense tem para a gastronomia.

 

Sabores da Cidade

Dentro do universo de blogs e sites que trazem dicas do que comer e beber, o blog Sabores da Cidade se destaca. Ele traz informações sobre os restaurantes de Fortaleza e também de outras cidades, novidades e curiosidades do mundo gastronômico, além de promoções, que são realizados nas páginas do blog no Twitter e no Facebook.

"O que as pessoas mais buscam no Sabores da Cidade são dicas de restaurantes. É interessante porque elas querem ver o que eu comi e o que eu indico. É uma forma de não chegar ao restaurante ´perdido´. Tem também as promoções. Já estamos na quinta edição do ´Sabores Na Sua Casa´. Um tipo de promoção onde o Sabores da Cidade vai até a casa do ganhador e prepara tudo. É uma forma que o blog tem de interagir com os leitores", conta a jornalista Izakeline Ribeiro, criadora do blog Sabores da Cidade.

Em três anos de existência do blog, a audiência entre os internautas só cresce. Já são mais de 67 mil visualizações por mês. "O número de acessos só cresce porque atualizo constantemente. Sendo assim, a pessoa sabe que sempre vai ter uma novidade no blog e sempre volta", conta a jornalista. A gastronomia também ganhou espaço no "Desencontro 2012", maior evento de mídias sociais do Nordeste. O assunto foi discutido em um painel e reuniu pessoas que veem esse universo muito mais do que um simples ato de se alimentar.

"A gastronomia está sendo democratizada na internet. As pessoas estão tendo mais acesso a informações sobre pratos, restaurantes e preços. Isso acaba fazendo com que elas tenham o interesse de conhecer lugares, além de criar um hábito de fotografar e colocar nas redes sociais para simplesmente divulgar comida", concluiu Izakeline Ribeiro, que esteve presente no debate realizado pelo Desencontro 2012.

O Diário do Nordeste também dedica páginas exclusivas para o leitor que é apaixonado por gastronomia. É o "Guia do Sabor", um suplemento gastronômico semanal, pioneiro no Ceará, que traz dicas de restaurantes, receitas, críticas e outros serviços. O Guia do Sabor é publicado toda sexta-feira nas páginas do Diário do Nordeste.

 

Fonte: Diário do Nordeste