15/05/12 - Lançado hoje o Festival Gastronômico de Nova Veneza

 

O 8º Festival Italiano de Gastronomia e Cultura de Nova Veneza foi lançado na manhã desta terça-feira (15), no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia, com edição especial este ano porque o Brasil comemora o centenário da cultura italiana.

Passaram pela última edição do evento, mais de 300 mil pessoas. Em 2003, primeiro ano do festival, o público foi de 30 mil. Para o governador Marconi Perillo, o aumento do público em dez vezes só mostra a potencialidade turística de Nova Veneza e de Goiás. “Eu estive em todas as edições deste festival gastronômico, ora como governador, na sua primeira edição, ora como cidadão, e faço questão de continuar marcando presença nas edições futuras”, comentou o governador.

O prefeito de Nova Veneza, Luiz Antônio Stival Milhomem, lembrou que, nesta edição de 2012, o festival também terá a presença do embaixador italiano Gherardo La Francesca. “Comemoramos o centenário da cultura italiana aqui no Brasil. E o embaixador sabe que Goiás é uma referência turística que não deixa a tradição italiana acabar aqui no nosso País, por isso batemos recorde de público no ano passado”, explicou o prefeito.

Luiz Antônio Stival justifica o forte investimento que o Governo do Estado tem feito na cidade turística. “O governador tem apostado como sempre fez. Isso porque, o ano passado, movimentamos mais de R$ 1 milhão na economia local”. Mas o governador Marconi ressalta que, além do retorno econômico, a cidade continua mantendo o que há de mais importante, que é a sua memória. “Povo que não guarda sua memória, não faz sua história. E o que assegurará essas tradições é o investimento que estamos fazendo hoje”, explica.

Madrinha do festival, a senadora Lúcia Vânia visitou, ontem, a cidade de Nova Veneza para acompanhar a preparação do evento. No lançamento de hoje, ela lembrou dos oito anos de trabalho para que o festival chegasse à estrutura atual. “São oito anos de investimentos e boa vontade. Hoje, Nova Veneza se consolida e faz parte da agenda turística de Goiás, além de valorizar a cultura italiana no Brasil.

O festival acontecerá nos dias 31 de maio a 3 de junho. Serão oferecidas ao público atrações artísticas, culturais, esportivas, gastronômicas, além do carnaval de máscaras. A entrada é gratuita. O evento é uma parceria entre o Governo do Estado de Goiás, por meio da Goiás Turismo, e da Prefeitura de Nova Veneza.

 

Fonte: O Popular