21/05/12 - Empresários goianos realizam ação para alertar consumidor sobre alta carga tributária

Em parceria com restaurantes, campanha pretende revelar o peso médio de tributos pagos por uma refeição, que chega a 32%. Ação marca o Dia Nacional de Respeito ao Contribuinte e da Liberdade de Impostos

Goiânia (GO) – Com o objetivo de chamar a atenção dos consumidores para a diferença que os tributos implicam ao preço final dos produtos, a Associação de Jovens Empreendedores e Empresários de Goiás (AJE Goiás) e a Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje) vão realizar no dia 25 de maio, em parceria com restaurantes da capital goiana, a venda de refeições sem impostos. A ação pretende mostrar a alta carga tributária paga pelo cliente no Brasil, utilizando como exemplo o caso de itens do cardápio de restaurantes, cujo percentual de tributos chega a 32% ao final da conta, conforme o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT). No dia da campanha, o valor dos impostos será bancado pelos empresários donos dos estabelecimentos.

A ação marca o Dia Nacional de Respeito ao Contribuinte e da Liberdade de Impostos e tem o apoio das entidades que integram o Fórum de Jovens Lideranças de Goiás. A organização de cardápios sem a cobrança de impostos será realizada por restaurantes que fazem parte da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – seção Goiás (Abrasel-GO), entidade também parceira da campanha.

Ação nacional
Em todas as regiões do Brasil, ações voltadas para alertar o consumidor sobre a alta carga tributária, principalmente no preço de alimentos, serão desenvolvidas pela Conaje e entidades empresariais dos estados participantes. Em Brasília (DF), a ação terá início no Congresso Nacional, onde parlamentares serão convidados a almoçar com representantes da Conaje e demais entidades, sem pagar impostos pelos produtos do cardápio. Todos vão sair do Congresso em carreata com carros plotados com nomes de impostos até o Restaurante Oliver, participante da campanha.

Lei federal
O Dia Nacional de Respeito ao Contribuinte e da Liberdade de Impostos foi formalmente instituído pela lei federal número 12.325, de 15 de setembro de 2010. O projeto é promovido pela Conaje, Abrasel Nacional, Instituto Millenium e realizado pelas Associações de Jovens Empresários (AJE´s). Também são parceiros do Projeto o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) e Movimento Brasil Eficiente (MBE).

Segundo o texto da lei ordinária, desde a sua aprovação, o dia 25 de maio passa a ser o Dia Nacional do Respeito ao Contribuinte. Uma data de conscientização cívica a ser celebrada anualmente, com a finalidade de mobilizar a sociedade e os poderes públicos para a conscientização e a reflexão sobre a importância do respeito ao contribuinte.

Sobre a AJE Goiás
É uma entidade sem fins lucrativos que tem como missão fomentar a cultura empreendedora por meio da capacitação, relacionamento e representatividade de jovens, além de gerar negócios e proporcionar ambiente socioeconômico sustentável no Estado de Goiás. Filiada à Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje) e integrante do Fórum de Jovens Lideranças Empresariais do Estado de Goiás, a AJE Goiás promove eventos para networking e aprimoramento contínuo de jovens empreendedores. Entre os eventos da entidade estão reuniões, Bate Papo de Negócios, Café Político, Portas Abertas, Escola de Empreendedores, Semana Municipal de Empreendedorismo e ainda projetos e pesquisas como o Carga Pesada e o Feirão do Imposto. Todas as atividades e projetos desenvolvidos pela AJE Goiás têm a parceria do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás).

Serviço
Dia de Respeito ao Contribuinte e da Liberdade de Impostos
Data: 25 de maio de 2012
Local: 28 restaurantes
Site: www.ajegoias.com.br

 

Fonte: Assessoria de Imprensa AJE Goiás - Fernando Dantas