28/05/12 - Quintal dos Orgânicos apresenta varejo e gastronomia orgânica em um só lugar

Primeira casa em São Paulo a comercializar mais de mil itens orgânicos e integrar cinco business num só conceito de bem-estar.

Com o intuito de trabalhar com aquilo que tem conhecimento e acredita, o paulistano Nardi Davidsohn de 46 anos trocou o varejo de moda – onde trabalhou por 15 anos – para abrir o Quintal dos Orgânicos em 2010.

Consumidor de orgânico desde 1998, Nardi aproveitou as viagens que fazia com sua antiga empresa para pesquisar sobre produtos orgânicos e entender como funcionava este ramo de negócio. Percebeu que lá fora a prática do consumo orgânico é muito mais forte e comum do que em nosso país. Foi aí que pensou em criar um conceito novo, único, sem seguir a risca os exemplos que já havia visto por aqui.

Ambiente -Morador do bairro da Vila Madalena, Nardi investiu na criação de um espaço destinado ao orgânico, seja nas mesas ou nas prateleiras. O nome do local remete ao quintal de uma casa, com ambiente agradável, próximo da natureza. Além do extenso mix de produtos, o ambiente arejado, a luz do dia iluminando a casa, a música suave do ambiente, a organização dos produtos (separados por refeições do dia: café, almoço e jantar) são detalhes que fazem a diferença para quem frequenta o Quintal dos Orgânicos.

A sustentabilidade também está presente no local onde as mesas são feitas com madeira de demolição que vem do interior do Paraná, os carrinhos para as compras e as embalagens (reutilizáveis) são feitos sob medida, a iluminação LED é de baixo consumo, o paisagismo é funcional e o recrutamento dos funcionários feito em parceria com quatro ONGs são alguns dos exemplos.

Gastronomia e varejo em um só lugar -Em um charmoso espaço de 500 metros quadrados é possível desfrutar de um novo conceito de varejo que privilegia a sustentabilidade e o bem-estar.

O Quintal dos Orgânicos integra café, restaurante e míni-mercado e o grande diferencial da casa fica por conta do extenso mix de produtos, todos eles 100% orgânicos, que vão além dos hortifrutis e produtos gastronômicos isentos de agrotóxicos, passando por artigos para limpeza, higiene, beleza e até roupas produzidas com tecido de fibras orgânicas. As frutas, legumes e verduras são recebidos diariamente de produtores de diversas partes do Estado, garantindo o frescor e a qualidade dos alimentos.

Entre os mais de 1.000 itens orgânicos é possível identificar até o que foge do lugar comum: vinhos, chás, vinagre de manga, manteiga, pães, balas, frutas secas, leite, tofu, shoyu, geléias, catchup, chocolates, pipoca, sorvete e até mesmo papinha para crianças. Até itens de beleza também podem ser encontrados, de shampoos até maquiagens.

O “quintal” também é palco de palestras e workshops com temas variados, todos voltados à alimentação saudável, sempre frisando o porquê da importância dos orgânicos e seus benefícios à saúde.

O administrador Nardi Davidsohn classifica seu negócio como “espaço multidisciplinar”, reunindo restaurante, cafeteria, mercado, loja de roupas, cursos e workshops. “Resolvi unir minha experiência em varejo com aquilo que acredito”, explica Nardi.

Da horta, plantada ali mesmo no espaço, são colhidas as ervas e os temperos que dão o sabor especial aos almoços oferecidos todos os dias, das 12h às 15h30 ou nos fins de semana e feriados, das 12h30 às 15h30. Entre as opções disponíveis diariamente estão saladas, quiches e tortas, massas, legumes e verduras frescas, grãos, arroz, peixes, frangos e carnes.

O café da manhã também é uma ótima pedida para os finais de semana. Destaque para o brunch: servido à la carte; e conta com opções de sucos, pães assados na hora, ovos, manteiga, geléias, cafés e iogurtes 100% orgânicos, a partir das 9h.

Quintal dos Orgânicos-Com a ideia de proporcionar uma experiência de infância com cheiro de frutas colhidas na hora e bate papo na varanda, o Quintal dos Orgânicos deixa clara sua proposta de oferecer bem-estar e sustentabilidade. Inaugurado a pouco mais de um ano, a casa está localizada na Vila Madalena, unindo gastronomia e varejo em um só ambiente. vO café, localizado na entrada do espaço convida os clientes a provar um blend premium exclusivo da barista Isabela Raposeiras. Durante o almoço, o menu à la carte destaca o que há de mais fresco em suas receitas 100% orgânicas que mudam diariamente.

O grande diferencial da casa fica por conta dos mais de mil itens orgânicos que estão à venda, no amplo espaço localizado aos fundos do estabelecimento. Lá o cliente encontra uma enorme variedade de produtos orgânicos certificados, como alimentos, bebidas, produtos para a casa e itens de beleza. Além de gastronomia e empório, a casa também cede seu espaço a palestras e workshops onde a qualidade de vida é tema principal.

 

Fonte: Brasil Fator