30/05/12 - Embratur e Alex Atala divulgam gastronomia brasileira para estrangeiros



Não são apenas as belas paisagens brasileiras que estão no foco da promoção internacional da Embratur. O presidente do Instituto, Flávio Dino, fechou uma parceria com o renomado chef de cozinha, Alex Atala, para promover a gastronomia no mercado externo.


Num primeiro momento, Atala apresentará a formadores de opinião estrangeiros os sabores brasileiros. “Esta será a primeira de uma série de press trips, onde jornalistas e formadores de opinião estrangeiros poderão vivenciar experiências como a música e a gastronomia brasileira”, destacou Dino.

 

Para o presidente da Embratur, a cultura não deve ser esquecida na promoção dos destinos brasileiros no mercado internacional e a gastronomia é uma das grandes representantes do segmento.

 

Apesar de ainda estar na fase de aproximação com o setor, a ofensiva de promoção da gastronomia brasileira foi iniciada em janeiro, quando a Embratur promoveu um evento para divulgar a culinária brasileira na Espanha. Na ocasião, acontecia em Madri a Fitur (Feira Internacional de Turismo), um dos maiores eventos de turismo da Europa, e a chef Mara Alcamin foi responsável pelo coquetel oferecido a formadores de opinião e profissionais de turismo.

 

A Alemanha também já foi palco para a cozinha brasileira. Lá foi realizado, no início de março, o Taste of Brazil, evento que levou a chef Morena Leite para dar uma aula de gastronomia a jornalistas de Berlim. De acordo com Vilaron, a intenção é levar a gastronomia brasileira a outros eventos internacionais que tenham a participação da Embratur.


Outro incentivo para a Embratur é a percepção que os turistas estrangeiros têm da gastronomia brasileira, já que 95,5% avaliaram positivamente a nossa cozinha. O dado faz parte da Demanda Turística Internacional de 2010, produzida pela FIPE a pedido do Ministério do Turismo. A pesquisa tem outros resultados significativos, como a perda de espaço da cultura, frente a opções de sol e praia e turismo de aventura, na motivação de viagem dos estrangeiros.

 

Fonte: BrasilTuris