30/05/12 - De retrô a colorido; 25 utensílios para modernizar a cozinha

Nos dias frios da temporada outono-inverno, nada melhor que se esquentar com chá, café, sopa, caldo, fondue. E os utensílios para tomar e comer as iguarias quentes são verdadeiros itens de decoração. Xícaras, bules, sopeiras, canecas podem dar um toque a mais ou até prejudicar o visual, se mal escolhidos.

Para não errar na hora da compra das peças, a decoradora Glaucya Taraskevicius indica imaginar a composição da mesa. “Hoje, não é obrigatório usar jogos, vale misturar peças. Por isso, é importante o equilíbrio. Se as xícaras são mais coloridas, o pratinho pode ser neutro, por exemplo. É preciso pensar no que tem em casa, na decoração e na própria personalidade.”

Confira abaixo as dicas da profissional para cada estilo e, na aba de fotos, 25 opções de produtos com design diferenciado:

Clean
As peças podem ser leves para acompanhar a decoração ou mais trabalhadas, o que evita ar monótono. “É mais interessante buscar utensílios rebuscados, dos clássicos aos coloridos ou com ar retrô”.

Despojado/Jovem
Tem mais liberdade para colocar cor, mas sempre usando o bom-senso. Xícaras e pratos com desenhos divertidos, por exemplo, são uma boa pedida.

Rústico
Aposte em tons neutros e de terra, além de acabamentos mais rústicos. Entre as opções estão sopeira de cerâmica, xícaras mais grossas ou com detalhe em palha.

Retrô
Para que o ambiente não pareça uma casa de antiguidades, escolha algumas utensílios com ar antigo e deixe o restante neutro. Vale apostar em um jogo de xícaras da avó ou em peças com formatos geométricos.

Clássico
Pede itens clássicos, como os de porcelana com borda dourada e pinturas.

 

Clique aqui e confira as fotos de outras peças

 

Fonte: Portal terra