30/05/12 - Prefeitura de Goiânia anuncia mudanças no tráfego do Setor Marista

 

Atendendo aos apelos da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), empresários e moradores da região chamada do Núcleo Gastronômico do Marista, o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, anunciou, hoje (quarta, 30), as propostas para alteração de tráfego no setor.

 

Paulo Garcia destacou que a mudança no sistema viário do Marista é definitiva, lembrando que as obras terão início após 10 dias, prazo estipulado para que os interessados possam se manifestar com críticas ou sugestões.  “Sabemos que a melhoria da mobilidade urbana requer medidas do poder público, mas também individuais com a adoção de outros meios de transporte. Esperamos que as mudanças possam garantir melhor fluidez e que atenda à maioria”.

 

A Abrasel esteve representada pelo seu presidente, Rafael Campos Carvalho, e diversos empresários do Setor Marista, uma das regiões de Goiânia que mais concentra estabelecimentos do setor de alimentação fora do lar, hoje, aproximadamente, 34 estabelecimentos. “Agradecemos ao Prefeito, em especial, à Secretaria de Indústria e Comércio (SIC), ao Sebrae e todos os empresários associados, que estão juntos nesta luta há muito tempo”.

 

Carvalho destacou ainda que a região tem potencial turístico e, se houver investimentos, pode se tornar ainda mais atrativa para receber pessoas vindas do Brasil e do mundo. “A questão do trânsito já começa a ser resolvida, mas queremos também soluções para iluminação pública, poda de árvores, coleta de lixo e coleta seletiva, segurança pública”, cobrou.

 

Paulo Garcia se mostrou preocupado com a situação da iluminação pública do setor e orientou aos gestores da Comurg que agilizem com as ações que podem ser executadas de imediato. "A Prefeitura trabalha não só para atender aos comerciantes do local, mas toda a sociedade".

 

Intervenções

A alteração na circulação viária busca facilitar o fluxo de veículos, principalmente aos finais de semana e feriados, quando o movimento nessa região de bares, boates e choperias se intensifica de forma expressiva, com a presença de turistas advindos de toda a região do País, principalmente da Capital Federal.

As mudanças, que devem melhorar de forma definitiva o problema do fluxo de veículos no Setor Marista, consiste em duas disposições técnicas: a retirada das rotatórias da Avenida 136 e Rua 146, com a implantação de semáforos e mudança de sentido do fluxo de veículos das ruas 146 (sentido sul-norte) e 148 (sentido norte-sul). O projeto é da equipe de engenharia da AMT.

 

O prefeito Paulo Garcia ressaltou que “haverá prazo para implantação, orientação e educação dos frequentadores. A proposta da Prefeitura não é multar ninguém, mas melhorar a vida dos moradores da cidade."

 

Apontado como o item que mais precisa de melhoria na região, segundo pesquisa realizada pelo Sebrae e Abrasel, a questão do trânsito converge com a falta de estacionamento, fluxo de veículos intenso e ruas muito estreitas. A pesquisa, realizada com 311 pessoas, em novembro passado, mostrou que o trânsito do Núcleo Gastronômico Marista é considerado ruim para 34% e regular para 23% dos entrevistados.

 

Também estiveram presentes na solenidade o presidente da Agência Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (AMT), Senivaldo Silva Ramos, da Comurg, Luciano Pedroso, Diretor de Turismo, José Luiz Uzêda, representantes da Secretária de Indústria e Comércio (SIC), o assessor José Augusto Roriz e Superintendente de Micro e Pequenas Empresas, Thiago de Souza Peixoto e do Sebrae, Larissa de Souza Ribeiro e Eduardo Alcântara.

 

* Com informações da SECOM/ GOIÂNIA.