01/06/12 - Dicas de gastronomia - Maçã, a fruta do amor

No tempo dos romanos a maçã era usada para tratar sintomas de palpitações e melancolia.Tem propriedades altamente terapêuticas e nutritivas, é um dos tesouros da alimentação racional. Muito recomendadas para as inflamações desse aparelho, como também do respiratório, dos rins e do fígado. Utilize a verde, em saladas, cortadas bem finas com a casca e borrifadas com suco de limão para não oxidar. Em vitaminas e sucos. Assadas no micro-ondas. Fure-a e leve por 3 a 4 minutos na Potência Alta. É ótima na hora do lanche para enganar a fome.Em chás para evitar insônia. Coloque a casca de uma maçã e 1 miolo de alface em uma panela com água e deixe cozinhar até reduzir à metade. Coe e sirva. Se gostar polvilhe canela em pó. Em suflês doces e mousses. Como purê para acompanhar carnes de porco, etc. Daí o seu consumo ser benéfico para a saúde do coração. Além disso, as maçãs ajudam as células do organismo a manterem-se jovens, e melhoram a função digestiva e respiratória. Em resumo, proporcionam um conjunto de nutrientes fundamentais ao equilíbrio do nosso organismo e dão energia ao corpo e à mente. Fonte: centrovegetariano. Curtam as nossas receitas com maçãs.

 

Geleia de maçãs

Ingredientes: 1 kg de maçã, 2 xícara(s) (chá) de açúcar, 1 envelope(s) de gelatina incolor sem sabor.  Modo de fazer: pique as maçãs em pequenos pedaços e leve em uma vasilha tampada para que cozinhe até amaciar. Retire do fogo e reserve para amornar, e em seguida bata no liquidificador junto com o líquido formado no cozimento. Após batido, passe pela peneira, caso tenha cozido com casca. Coloque em uma vasilha, junte o açúcar e a gelatina em pó, mexendo bem para não empelotar. Leve ao fogo brando, sem tampar, para que cozinhe por mais alguns minutos.O açúcar pode ser substituído por 3/4 de xícara de adoçante para forno e fogão. Esta geleia pode ser feita da mesma forma com qualquer outra fruta carnuda.

 

Torta de maçãs

Ingredientes: 4 maçãs, 3 ovos, 250gr de açúcar, 100gr de manteiga, 250ml de leite, 1 pacote de levedura ou fermento em pó (15gr), geleia para pincelar . Modo de fazer: aqueça o forno a 200º C. Descasque as maçãs, na picadora coloque duas e as outras duas reserve cortadas em fatias  fininhas. Bata os ovos com a manteiga, o leite e o açúcar. Aos poucos junte a farinha e a levedura, envolva bem e junte finalmente as maçãs picadas, mexa de novo. Verta a mistura para uma forma de silicone e decore com as maçãs às rodelas que havia reservado, polvilhe com açúcar e leve  ao forno até dourar e o palito sair seco.

 

Bolo do amor

Ingredientes:- 4 maçãs pequenas (maçã fuji) ou 3 maçãs grandes (maçã importada) sem casca e sem sementes, 4 ovos, 1/2 xícara (chá) de óleo, 2 xícaras (chá) de açúcar, 3 xícaras (chá) de farinha de trigo, 1 colher (sopa) de canela em pó,  1 colher (sopa) (bem cheia) de fermento em pó. Modo de fazer: peneirar a farinha, misturar com a canela e reservar. No liquidificador, acrescentar os ovos, o óleo, as maçãs (sem casca, sem sementes e cortadas em pedaços) e o açúcar. Bater bem. Juntar a mistura líquida em uma vasilha. Incorporar aos poucos a mistura de farinha com canela. Adicionar o fermento. Despejar a massa em uma forma  untada e enfarinhada. Assar por cerca de 1 hora em forno médio (180º) pré-aquecido. Dicas: o bolo estará assado quando a massa se desprender das laterais da forma.

 

Purê de maçãs

Ingredientes: 12 maçãs verdes médias descascadas, sem sementes e cortadas em pedaços, 1 colher (sopa) de vinagre, 5 colheres (sopa) de água, sal a gosto. Modo de fazer: na panela, coloque pedaços de maçã, vinagre, água, leve ao fogo alto e cozinhe, mexendo sempre, até a maçã ficar macia. Tire do fogo, coloque no liquidificador, bata até obter uma mistura homogênea, coloque novamente na panela, leve ao fogo brando e, mexendo sempre, cozinhe até obter um purê consistente. Tempere com sal a gosto, misture bem, tire do fogo e sirva quente.

Fonte: Tribuna da Bahia