05/06/12 - Festival do Camarão acontece neste mês

 



O período do defeso do camarão-rosa chegou ao fim, os pescadores estão liberados para a captura desde a última sexta-feira. Se forem levados em conta os números de 2010 e 2011, a pescaria promete ser boa.

 

A média histórica no município gira em torno de 75 toneladas/ano. Porém, em 2010 esse número chegou a 112,5 toneladas e no ano passado ficou na casa de 108 toneladas. Os números refletem diretamente o respeito ao período de defeso, que fez a produção voltar a crescer, favorecendo90 embarcações camaroneiras e mais de 300 pessoas envolvidas diretamente com a pesca do crustáceo na Baía da Ilha Grande.

 

Na cidade, os restaurantes filiados à Associação Brasileira de Bares e restaurantes (Abrasel) vão promover seu primeiro Festival do Camarão.  De 19 de junho a nove de julho,dezoito deles estarão oferecendo pratos feitos com camarões-rosas por preços mais acessíveis. A intenção é levar os angrenses para degustar um dos crustáceos mais procurados pelos turistas que vistam a cidade.

 

De acordo com a representante da Abrasel em Angra dos Reis, Regina Nicolau, munícipes e turistas poderão aproveitar a festa. “Não é justo que quem more aqui não tenha acesso ás delícias que preparamos com camarão. Claro que esperamos os turistas para saborear nossos pratos, mas esperamos principalmente pelos moradores de Angra”, disse Regina.

 

No dia 19 de junho acontecerá a abertura do festival com uma noite de degustação no restaurante Kapoleto, no shopping Piratas, onde todos os participantes estarão presentes. Os interessados podem procurar os restaurantes para aquisição dos convites. O preço para a degustação, neste dia, será de R$ 30 por pessoa.  Já no dia seguinte, os restaurantes participantes vão oferecer seus pratos aos clientes. O Festival do Camarão promovido pela Abrasel tem total apoio da prefeitura de Angra, através da Fundação de Turismo (TurisAngra).


Fonte: A voz da cidade