14/06/12 - Bartender brasileiro vence etapa de concurso de coquetelaria



O bartender Rogério Weliton, do bar SubAstor, conquistou o prêmio da primeira etapa brasileira do Diageo World Class 2012, concurso de coquetelaria realizado no Canvas Bar, em São Paulo, na última terça-feira (24). "É a primeira vez que participo do campeonato. Não estava esperando ganhar. Tinham muitos concorrentes fortes e que já haviam participado antes. Foi uma surpresa", falou, sobre a vitória.

Rogério alcançou 84% da pontuação máxima e venceu 30 competidores de todo o Brasil. Ele preparou o drinque Perfect Ketel Martini, que leva ingredientes como vermute Noilly Prat e bitter de laranja. Para a prova Aperitivos e Digestivos, ele criou o coquetel Zacapa Coffee Martini com café e licor Apricot Brandy.

Foram avaliados técnica, aparência, aroma, originalidade, sabor e tempo. Os participantes foram julgados por especialistas como Spike Marchant, consultor de coquetelaria e bartender inglês, e Philip Ili, sommelier chileno, entre outros.

Além de ganhar uma viagem para Schiedam, na Holanda, ele acumula pontos para a segunda fase, que acontecerá nos dias 14 e 15 de maio. O participante que alcançar mais pontos nas duas etapas representará o Brasil na final mundial do World Class, que acontecerá pela primeira vez no Brasil, entre os dias 9 e 14 de julho, no Copacabana Palace, Rio de Janeiro.

 

Confira a receita dos drinques

Perfect Ketel Martini

60 ml de vodca KETEL ONE

20 ml de gim TANQUERAY No. TEN

10 ml de vermute Noilly Prat

01 colher de bitter de laranja SubAstor

Guarnição: twist de limão siciliano

Copo: Taça Martini

 

Zacapa Coffee Martini

50 ml de Zacapa 23

30 ml de café expresso

15 ml de licor Apricot Brandy

05 ml de xarope de açúcar

Guarnição: café em grão e mel de abelha

Copo: Taça Martini


Fonte: Portal Terra