06/08/2012 - Feira Equipotel comemora 50 anos em setembro


A Feira Equipotel que será realizada nos próximos dias 10 a 13 de setembro no Pavilhão de Exposições do Anhembi, na capital paulista, estará completando 50 anos. A feira que é considerada a maior de hotelaria e gastronomia da América Latina e também uma das cinco maiores do mundo, já conta com 1.250 expositores confirmados, envolvendo mais de 60 setores da economia. Este será o primeiro ano que a Equipotel São Paulo será realizada pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, tendo em vista que foi adquirida no início deste ano do Grupo Equipotel.

A Equipotel conta com o apoio da ABIH — Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, ABRASEL — Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, fohb — Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil, Resorts Brasil — Associação Brasileira de Resorts, ABRACOHR — Associação Brasileira de Compradores para Hotéis e Restaurantes, ABG — Associação Brasileira de Governança Hoteleira e ABC Spas — Associação Brasileira de Clínicas e Spas.

Entre os expositores que estarão presentes haverá muitos lançamentos, tendências e inovações tecnológicas em equipamentos, produtos, serviços, alimentos e bebidas para hotéis, motéis, flats, restaurantes, bares, lanchonetes, fast food, casas noturnas, cozinhas industriais, hospitais e lavanderias. Serão diversos eventos simultâneos como a Arena Gastronômica que contará com aulas de chefs renomados do Brasil e do exterior, Drink Show com performance de bartenders, espaço para degustação e harmonização de vinhos com sommeliers, oficinas de escultura em alimentos e campeonato de escultura em melancia.

Ocorrerá também o Equipotel Conference que contará com workshops e fóruns sobre gestão em qualidade e serviços, construção e retrofit, governança em hotelaria, marketing e alimentos e bebidas. Os visitantes da feira também acompanharão o 21º Equipotel Design, que contará com espaços de hotéis e restaurantes projetados por arquitetos e decoradores, contendo as principais tendências e soluções para estabelecimentos hoteleiros e de gastronomia.

De acordo com o Diretor da Equipotel, Marcelo Vilta Brazil, “A evolução do mercado de gastronomia e hotelaria nos últimos 50 anos está intimamente ligada à trajetória da Equipotel. A edição de 2012 traz as ferramentas para que toda a cadeia se prepare para os desafios de grandes eventos que o Brasil sediará nos próximos anos, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Além dos investimentos em reformas e modernizações das estruturas instaladas, estamos bastante focados na importância da qualificação profissional para atender um público cada vez mais exigente”, destaca. O setor hoteleiro representa um potencial de R$ 19 bilhões por ano em reformas, manutenção e retrofit. Possuindo cerca de R$ 80 bilhões de patrimônio instalado nos mais de 30 mil meios de hospedagem e em 1,250 milhão de estabelecimentos para alimentação fora do lar existentes no País.


Fonte:  Revista Hotéis - 03/08/2012