16/08/2012 - Os desafios da qualificação da mão de obra em pauta

 

Mais uma edição do Congresso Nacional da Abrasel abre espaço para representantes do segmento de alimentação fora do lar discutir soluções que viabilizem o crescimento do setor

“Mão de obra - Um desafio em várias dimensões”, este é o tema do 24° Congresso Nacional da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), que tem sido realizado desde o dia 14 de agosto, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. A necessidade de capacitação profissional, o trabalho eventual e a qualidade do atendimento no setor de alimentação fora do lar são assuntos que merecem destaque e estão em pauta no dia a dia das empresas.

A cerimônia de abertura, realizada na última terça-feira, contou com a presença de políticos, empresários, fornecedores e lideranças da entidade. Dentre eles o presidente da Abrasel Goiás, Rafael Campos Carvalho. À frente da solenidade, ao lado do presidente executivo da Abrasel, Paulo Solmucci, estavam o ministro do Trabalho e Emprego, Brizola Neto; o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz; o embaixador da Itália no Brasil, Gerardo La Francesca; o senador Rodrigo Rolemberg; o secretário de Turismo José Rocha; os presidentes do Sebrae, Luiz Barreto; da Abrasel-DF, Jaime Recena; do Conselho Nacional da Abrasel, Joaquim Saraiva, e do Conselho de Administração da Abrasel, Pedro Hoffmann.

O presidente executivo da Abrasel, Paulo Solmucci, destacou os desafios dos empreendedores do setor de alimentação fora do lar diante de questões como a qualificação da mão de obra, e modelos de gestão e liderança. “É nesse setor que gera 6 milhões de empregos no país que vamos trabalhar o tema do Congresso. É chegado o momento de enfrentar a informalidade. Não podemos avançar sem uma legislação que permita flexibilidade”, afirmou. Durante a abertura, o presidente lançou a revista Meu Negócio, Minas Vida, publicação da entidade voltada para as micro e pequenas empresas do setor.

Programação variada

As atividades do segundo dia de evento tiveram início à tarde com palestras, workshops, fóruns, cursos e debates que deram espaço à discussão da necessidade de qualificação da mão de obra no mercado. Um debate com o tema “Franquia: Expansão regional faz sentido?” reuniu empresários e donos de grandes redes de restaurantes de todo o país. Outra atividade que integrou a programação foi a palestra sobre como trabalhar as marcas nas redes sociais e ganhar mais visibilidade, ministrada pelo gerente de relações sociais do Peixe Urbano, Pedro Kranz.

O 24º Congresso Nacional da Abrasel se encerra hoje (16) com atividades variadas. Dentre as atrações aguardadas estão a palestra do vice-presidente da Ambev, Ricardo Tadeu e a presença da chef catalã do restaurante El Cingle, Montsé  Estruch, que vai ensinar as técnicas de uma de suas saborosas receitas na Mesa Show.

A programação inclui ainda a Feira Restaurante Show, onde profissionais e empresários do setor de alimentação fora do lar poderão conhecer oportunidades de novos negócios e tendências de mercado, além da possibilidade de contato com representantes das mais importantes empresas do país.

E os visitantes poderão prestigiar o maior evento exclusivo de vinhos brasileiros, o V Vinum Brasilis, com degustação de produtos de 35 vinícolas do país. O convite para participantes custa 60 reais. Todas as outras atividades do Congresso da Abrasel são gratuitas. A realização é da Abrasel em parceria com a Ambev, Ecolab, Sebrae e Souza Cruz.